Taylor Swift eleita "Personalidade do Ano" de 2023 pela revista Time

Em 2024, a norte-americana vai passar por Portugal com <em>The Eras Tour</em>. Os concertos estão agendados para 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

A cantora norte-americana Taylor Swift foi eleita esta quarta-feira a "Personalidade do Ano" de 2023 da revista Time.

"Muito do que (Taylor) Swift realizou em 2023 é imensurável... Ela está empenhada em dar valor aos sonhos, sentimentos e experiências das pessoas, especialmente das mulheres, que se sentiam negligenciadas e regularmente subestimadas, disse o editor-chefe da revista, Sam Jacobs.

Aos 33 anos, a cantora acrescenta uma nova distinção a uma lista de sucessos e recordes, com os seus discos ou respetivas reedições a ocupar frequentemente as primeiras posições das tabelas norte-americanas, como é o caso de 1989 (Taylor's Version), que liderou a tabela Billboard 200.

Com o filme The Eras Tour, que retrata a digressão mundial de Taylor Swift, a estrela da música também bate recordes no cinema. Filme atingiu os 85 milhões de euros em receitas de bilheteira no fim de semana de estreia.

A Time destaca que a intérprete de Shake It Off e Cruel Summer, que sucede ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na distinção dada pela revista, é "a primeira pessoa no mundo das artes a ser eleita a pessoa do ano pelo seu sucesso como artista".

O editor-chefe da Time salienta que a distinção muitas vezes vai para chefes de Estado ou personalidades da indústria, mas "Taylor Swift encontrou uma forma de transcender fronteiras e ser uma fonte de luz".

"Por construir um mundo que era seu, mas que abriu espaço para tantas pessoas, por fazer da sua história uma lenda global, por trazer alegria a uma sociedade que precisava desesperadamente dela, Taylor Swift é a pessoa do ano 2023 da Time", acrescentou Sam Jacobs.

"As realizações de Swift como artista - a nível cultural, crítico e comercial - são tão numerosas que contá-las parece quase não fazer sentido", pode ler-se na revista.

Como estrela pop, a publicação coloca-a ao lado de Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna. "E como compositora, foi comparada a Bob Dylan, Paul McCartney e Joni Mitchell", refere a Time.

Já como mulher de negócios, "construiu um império que vale, segundo algumas estimativas, mais de mil milhões de dólares".

dnot@dn.pt

Diário de Notícias
www.dn.pt