Sofia Otero vence aos 9 anos Urso de Prata para melhor protagonista

Em '"20 000 Especies de Abejas", a atriz espanhola desempenha o papel de uma criança que nasceu rapaz mas se considera rapariga.
Publicado a
Atualizado a

A espanhola Sofia Otero, de apenas 9 anos, venceu o Urso de Prata de melhor protagonista no Festival de Berlim pelo seu papel no filme "20 000 Especies de Abejas".

No filme de estreia da realizadora basca Estibaliz Urresola Salaguren, Otero - que tinha apenas 8 anos na altura da rodagem - desempenha o papel de Aitor/Lucia, um rapaz que quer que a sua família o trate como rapariga.

Twittertwitter1629562504744501249

Ao receber o prémio para a melhor interpretação num papel principal, Otero não conseguiu conter as lágrimas, agradecendo a todos os membros da sua família e à equipa de filmagens.

Contou depois aos jornalistas que estava "muito feliz" por ter ganho. "Quero dedicar a minha vida à atuação", afirmou, citada pela AFP.

A realizadora disse ser importante para ela escolher uma rapariga para desempenhar o papel e não um rapaz. "É mais fácil para ela. Ela é uma menina muito inteligente", disse. Otero foi escolhida depois de um casting em que participaram 500 raparigas.

YouTubeyoutube22EdsxVNJiQ

A ministra da Cultura alemã, Claudia Roth, destacou o prémio, felicitando Otero pelo seu "retrato profundamente comovente de uma criança trans".

O filme é um "apelo apaixonado contra a discriminação e pela tolerância, abertura e igualdade, especialmente através da interpretação de Sofia Otero", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt