"Rua Sésamo" muda-se para a Netflix. Novos episódios no final de 2025
O anúncio foi feito durante a tarde de segunda-feira, 19 de maio, no Instagram do programa. “Estamos entusiasmados por anunciar que todos os novos episódios de ‘Rua Sésamo’ estão a chegar à Netflix em todo o mundo, juntamente com episódios do arquivo”, começaram por escrever os responsáveis da Sesame Workshop, a organização sem fins lucrativos que produz a "Rua Sésamo", acrescentando ainda que vão ficar disponíveis ao mesmo tempo que são exibidos nos canais norte-americanos.
“[Esperamos] que ‘Rua Sésamo’ continue a ajudar crianças em todo o mundo a crescerem mais inteligentes, fortes e bondosas”, finalizou o texto publicado na rede social. Apesar de ainda não existir uma data concreta, sabe-se que os novos episódios serão exibidos quando a próxima temporada estrear, tudo apontando para o final deste ano.
Com este novo acordo de distribuição, os novos episódios de "Rua Sésamo", programa infantil icónico com 56 anos de existência, passarão a estar disponíveis para mais de 300 milhões de subscritores da Netflix, dando ao programa um alcance significativamente maior do que no passado. Os novos episódios estarão também disponíveis na PBS no dia em que forem lançados na Netflix, a primeira vez em quase uma década que a estação pública terá acesso aos novos conteúdos da "Rua Sésamo".
O acordo é um incentivo necessário para a Sesame Workshop, a atravessar uma crise financeira, em resultado de uma perda significativa de receitas e de vários subsídios, levando ao despedimento de cerca de 20% da sua equipa este ano.
“Rua Sésamo” estreou-se originalmente nos EUA em 1969, tendo sido disponibilizada depois em mais de 100 países, incluindo Portugal. Elmo (Simão na versão portuguesa), Poupas, Monstro das Bolachas, Egas e Becas e muitos outros, marcaram a infância de várias gerações ao longo de quase seis décadas.
Em Portugal, a série foi exibida pelos canais RTP1 e RTP2 entre 1989 e 1996, num total de 440 episódios, e contou com as vozes de Manuel Cavaco, Miguel Guilherme, José Pedro Gomes, Alexandra Lencastre ou Vítor Norte, entre outras. A canção “Vem brincar, traz um amigo também” é do luso-descendente Joe Raposo.