Kendrick Lamar recebeu ao longo da sua carreira 22 prémios Grammy.
Kendrick Lamar recebeu ao longo da sua carreira 22 prémios Grammy.FOTO: EPA/ERIK S. LESSER

'Rapper' Kendrick Lamar lidera nomeações para os Grammy

O músico norte-americano recebeu nove indicações em diversas categorias. Os vencedores da 68ª edição destes prémios serão anunciados a 1 de fevereiro em Los Angeles.
Publicado a
Atualizado a

O rapper norte-americano Kendrick Lamar lidera as nomeações da 68.ª edição dos Grammy, os prémios norte-americanos da música, com nove indicações em categorias como Gravação do Ano, Canção do Ano e Álbum do Ano.

De acordo com informação disponível desde esta sexta-feira, 7 de novembro, no site oficial dos prémios, além das nomeações de Gravação do Ano (com “luther”, dueto com Sza), Canção do Ano (“luther”) e Álbum do Ano (“GNX”), o nome do ‘rapper’ de Compton surge também nas categorias de Melhor Canção de Rap (“tv off”), Melhor Álbum de Rap (“GNX”), Melhor Performance de Rap Melódico (“luther”), Melhor Performance de Duo/Grupo (“30 for 30”, com Sza), Melhor Performance Rap (“tv off”, com Lefty Gunplay, e “Chains & Whips”, tema que gravou com Clipse, Pusha T e Malice).

Kendrick Lamar, que já arrecadou 22 Grammy, soma agora um total de 66 nomeações. Esta é a terceira vez que está nomeado nas três maiores categorias no mesmo ano.

“GNX” é o quinto álbum de estúdio consecutivo do ‘rapper’ nomeado para Álbum do Ano, feito nunca antes alcançado por nenhum artista. Caso vença, será o primeiro Grammy de Kendrick Lamar nesta categoria e apenas do terceiro álbum de rap na história dos Grammy a vencer a categoria de Álbum do Ano, depois de “The Miseducation of Lauryn Hill”, de Lauryn Hill, em 1999, e “Speakerboxxx/The Love Below”, dos Outkast, em 2004.

“GNX”, editado em novembro do ano passado, serviu de mote para a digressão conjunta de Kendrick Lamar com Sza, “The Last Tour”, que incluiu uma data em Portugal, em 27 de julho passado, no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Antes desse concerto, o ‘rapper’ tinha atuado em Portugal apenas integrado em festivais: em 2014 e 2023, no Primavera Sound, no Porto, e em 2016, no Super Bock Super Rock, em Lisboa.

A cantora norte-americana Lady Gaga, o músico e produtor norte-americano Jack Antonoff e o produtor e compositor canadiano Cirkut seguem-se a Kendrick Lamar na lista de mais nomeados para os 68.º Grammy, com sete indicações cada um.

Lady Gaga, tal como Kendrick Lamar, também está nomeada para Gravação do Ano (“Abracadabra”), Canção do Ano (“Abracadabra”) e Álbum do Ano (“MAYHEM”).

Além do ‘rapper’ e da cantora, estão igualmente nomeados para Gravação do Ano: Bad Bunny (“DtMF”), Sabrina Carpenter (“Manchild”), Doechii (“Anxiety”), Billie Eilish (“WILDFLOWER”), Chappel Roan (“The Subway”) e ROSÉ com Bruno Mars (“APT.”).

Na categoria de Canção do ano estão também nomeadas, além de “Abracadabra” e “luther”: “Anxiety”, de Doechii, “APT.”, de ROSÉ com Bruno Mars, “DtMF”, de Bad Bunny, “Golden”, do filme “Guerreiras do K-Pop”, “Manchild”, de Sabrina Carpenter, e “WILDFLOWER”, de Billie Eilish.

Pelo Grammy de Álbum do ano competem também, além de Lady Gaga e Kendrick Lamar, Bad Bunny (“DeBÍ TiRAR MáS FoTOS”), Justin Bieber “SWAG”), Sabrina Carpenter (“Man's Best Friend”), Clipe, Pusha T & Malice (“Let God Sort Em Out”), Leon Thomas (“MUTT”) e Tyler, The Creator (“CHROMAKOPIA”).

A longa lista de 95 categorias dos Grammy abrange diferentes géneros musicais, do jazz à música clássica, passando pelo rap, o rock e o metal, indo também do gospel aos audiolivros.

Os vencedores dos 68.º Grammy serão anunciados em 01 de fevereiro, numa cerimónia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt