Primeiro dia do Rock in Rio marcado pelo rock e reconhecimento do terreno
A 20.ª edição do Rock in Rio Lisboa começou com críticas ao cartaz - mas também com um primeiro dia de bilhetes esgotados, assim como este domingo, em que são esperadas mais 80 mil pessoas no Parque Tejo. O arranque do festival foi marcado por um dia de muito rock'n roll, fãs fiéis às diversões tradicionais da festa e pelo reconhecimento do novo espaço, bastante diferente do Parque da Bela Vista.
Anabela Costa, fã que esteve na primeira edição do evento, em 2004, elogiou a nova morada. "Acho que é o Tejo que faz a diferença", diz ao DN. A chefe de seção de uma rede de distribuição consegue traçar parelelos entre as diferentes edições em que participou. "As novas tecnologias hoje tornam tudo ainda melhor", cita. Anabela refere a roda-gigante pisca-pisca, a qual agendou pela aplicação e evitou a espera na fila - que chegou a ter centenas de pessoas à espera, uma demonstração de que a atração já tradicional continua entre as mais disputadas. A fã escolheu o primeiro dia pelo cartaz: Scorpions e Xutos e Pontapés, assumindio também ser fã da brasileira Ivete Sangalo, que será uma das atrações do próximo sábado.
Das 80 mil pessoas que passaram pelo Rock in Rio ontem, era visível a preferência pelo estilo musical: muita gente com roupas pretas e t-shirts dos Scorpions, o concerto principal da noite, mas também de outras bandas, como os Foo Fighters e Red Hot Chilli Peppers. Os amigos brasileiros Felipe Carvalho e Renan Leite escolheram o dia por causa das atrações, em especial os Scorpions. A dupla, que vive em Lisboa há sete anos, também elogiou o novo espaço, com o adendo de que o parque da Bela Vista era de mais fácil acesso por metro.
Foto: Amanda Lima / DN
Amauri Martins, de 35 anos e Talita Cordeiro, de 31 anos, vieram de mais longe. Saíram do Porto para participar no evento e assistir aos Evanescence. Entraram no parque mal os portões abriram para guardar um lugar bem à frente do Palco Mundo. Mas há quem tenha vindo ainda de mais longe, como as irmãs Isabel Burdotti e Idalina Bardotti, que vieram de São Paulo para Lisboa exclusivamente para ver o mesmo concerto, o primeiro fora do território brasileiro.
Quanto às críticas gerais, algumas são as de sempre: grandes filas para as casas de banho e para comprar comida. Quanto à falta de sombras, também, apesar do vento diminuir o calor durante a tarde. O Rock in Rio segue neste domingo com um cartaz completamente diferente do dia anterior.
O Palco Mundo recebe Fernando Daniel às 16h e o brasileiro Jão às 18h. A principal atração da noite será Ed Sheeran. No Palco Galp, destaque para os artistas nacionais Carolina de Deus e Diego Miranda. Os portões do festival abrem às 13h. A orientação dos organizadores segue sendo a de evitar ir de veículo próprio. Há shutters com saída da estação Oriente e a rede de transportes públicos na zona foi reforçada.
amanda.lima@dn.pt