Orelhas, superheróis e rebeldes. Magia da Disney volta a brilhar sobre os fãs
Dezenas de milhares voaram de todo o mundo até Anaheim, Califórnia, para celebrar o regresso da convenção da Disney. Empresa anunciou longa-metragem Wish para comemorar o centenário em 2023.
Envolto em metros intermináveis de organza vermelha, preta e roxa, Duy Tryong posa com a confiança inabalável de uma Cruella de Vil prestes a desencadear o caos. Os detalhes do casaco, a peruca branca e preta e a maquilhagem ousada transformam-no na personagem reimaginada pela Disney no filme Cruella, de 2021, com Emma Stone no papel principal. É uma das personificações mais impressionantes da D23 Expo 2022, que decorreu no último fim de semana em Anaheim, na Califórnia.
Relacionados
"Costurei todo o meu fato em menos de um mês, com materiais que custaram mais de mil dólares só em organza", disse ao DN Duy Tryong, de 29 anos. Os designs extravagantes do filme renderam o Óscar de Melhor Guarda-Roupa a Jenny Beavan, um ícone deste campo em Hollywood, e inspiraram o seu visual. "É uma das minhas favoritas de sempre", referiu.
Fascinando por padrões e designs, esta é a segunda vez que Tryong participa na D23 Expo, o maior evento do mundo para fãs da Disney. "Voltei porque toda a gente é incrível, todas as pessoas neste sítio têm isto em comum e adoram a Disney", descreveu. "É como uma enorme família de pessoas que ainda não se conhecem." Tryong viajou desde Orlando, Florida, para o sul da Califórnia para participar na convenção.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O ambiente está, por isso, mais eletrizante. A Disney procurou encantar os fãs com a revelação de vários novos filmes e séries, como Divertida-Mente 2, Elemental, Elio, Win or Lose, Estranho Mundo, Zootopia+ e vários outros. Os participantes que conseguiram lugar nas sessão do palco principal, enfrentando enormes filas, puderam ver clips e trailers exclusivos de várias produções, alguns dos quais não estarão disponíveis para o público em geral.
"A Disney é verdadeiramente a empresa de entretenimento mais mágica, com histórias e experiências sem rival", afirmou o CEO da Walt Disney Company, Bob Chapek, na abertura da convenção. "Estamos numa liga só nossa", continuou, considerando que "nenhuma outra empresa teve um impacto tão profundo na cultura."

© DR
Esse impacto começou há quase 100 anos, quando Walt e Roy Disney fundaram a empresa em Los Angeles, a 16 de outubro de 1923. A celebração deste centenário será, prometeram os executivos, épica. "Sem comparação com o que fizemos antes", disse Josh D"Amaro, chairman da Disney Parks, Experiences and Products.
Ao nível de conteúdo, o centenário será assinalado pela longa-metragem de animação Wish, coescrita pela diretora criativa da Walt Disney Animation Studios, Jennifer Lee, e por Chris Buck. É a mesma dupla responsável pelos filmes Frozen - O Reino do Gelo. "Este filme significa muito para todos nós no estúdio", disse Lee numa das sessões. O mundo de Wish é um reino de contos de fadas onde se originou a ideia clássica de pedir um desejo a uma estrela. O tipo de história encantada que fascina os fãs da Disney há várias gerações, como se viu nos corredores da D23 Expo.
Foi aqui que superfãs vestidos como os seus personagens favoritos se passearam horas a fio, acedendo aos muitos pedidos de fotografia que outros participantes no evento faziam. A qualidade do cosplay - termo que designa a caracterização de uma pessoa como o personagem de um livro, filme ou videojogo - foi tremenda e abrangeu pontos muito diversos do espetro de propriedades da Disney. Houve princesas e ratos Mickey, cavaleiros Jedi e stormtroopers, heróis da Marvel e pandas vermelhos. Houve crianças de colo, adolescentes e avós. Foi um testemunho do legado da Disney e a sua importância cultural.
"O que eu gosto na D23 Expo é que dá para conhecer todo o tipo de pessoas que também gostam da Disney como eu, e é uma oportunidade de fazer novos amigos", explicou ao DN Alexis Lujan, de 26 anos. "Estou vestida como a Cinderela de 2015, que é um dos meus filmes favoritos da Disney até agora." O seu vestido azul, com um volume cinemático e adornado com borboletas, foi costurado por uma amiga brasileira para esta convenção, a segunda em que Lujan participou. "Sou uma enorme fã da Disney e fui à D23 Expo em 2019. É um dos meus eventos favoritos", indicou. "Tinha saudades das pessoas, de ver toda a gente vestida a rigor. É como se fosse um suspiro de alívio, um regresso à normalidade."
Atraindo dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo, a D23 Expo incluiu sessões de apresentação com os executivos da empresa, painéis especializados para os fãs, e um enorme espaço com centenas de expositores. Desde pequenos empresários a vender pins, t-shirts e serigrafias até patrocinadores como a Visa, Amazon e Pandora, passando pelos diversos negócios da Disney. Um deles foi o Disney Theatrical Group, que esteve na D23 Expo com uma experiência de realidade virtual para promover os espectáculos na Broadway.
"Esta é uma experiência de cinco minutos e meio em que as pessoas são transportadas para o palco no meio dos espetáculos Aladin, Frozen e O Rei Leão na Broadway", explicou o responsável Greg Josken. "Tem sido incrível trazer um pouco da Broadway para Anaheim", continuou. "Este ano há uma energia excelente. Agora que regressámos é bom ver toda a gente a trazer a sua energia Disney para esta convenção."
E a Disney, que em 2021 teve receitas de 67,4 mil milhões de dólares, não é apenas a casa do Mickey e das princesas, mas também Star Wars e Marvel. Foi por isso que o casal Maeve (@ArmoredHeartCosplay) e Ruy (@TheGeekStrong) não faltaram à celebração vestidos de Wanda Maximoff e Loki. "Somos grandes fãs da Marvel. Esta é a minha primeira D23, por isso estou muito entusiasmada a ver todas as fandoms por aqui", explicou Maeve. Já Ruy foi repetente. "Esta é a minha terceira D23 Expo. Normalmente venho vestido de princesa."
O universo Marvel foi dos que mais anúncios fez na Expo, incluindo a expansão do Avengers Campus e introdução do Multiverso na Disneyland ali ao lado, e uma bateria de novas séries e filmes para os próximos anos, como Werewolf by Night, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, The Marvels, Thunderbolts e Fantastic Four. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, saltou de sessão em sessão mostrando as novidades aos fãs. "A D23 é muito especial", disse numa delas. Os gritos e aplausos ensurdecedores de mais de sete mil pessoas naquele auditório mostraram porquê.
dnot@dn.pt
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal