O ‘Atlas Histórico’ do conflito que acabou há 80 anos
A Segunda Guerra Mundial acabou na Europa a 8 de maio de 1945, com a rendição incondicional da Alemanha Nazi, depois da conquista da sua capital pelo Exército Vermelho. Antony Beavor em A Queda de Berlim contou magnificamente as semanas finais do Terceiro Reich, do suicídio de Adolf Hitler no bunker, ao colocar da bandeira soviética no topo do Reichstag, passando pelo sofrimento de uma população abandonada por um Führer que levou o país a uma segunda derrota militar no espaço de uma geração, depois da capitulação de 1918 numa Grande Guerra que hoje é conhecida como Primeira Guerra Mundial. Ora, outro grande historiador britânico, Martin Gilbert, oferece-nos neste Atlas Histórico da Segunda Guerra Mundial uma introdução bem informada, com apoio de gráficos, ao que se passou, tanto na Europa, como fora dela. Não esquecer que, se hoje se celebram os 80 anos do fim da guerra, tal se aplica à Europa. Na Ásia, o conflito só terminou depois das bombas atómicas americanas sobre Hiroxima e Nagasáqui, com o imperador Hirohito a anunciar a rendição do Japão a 15 de agosto.
Biógrafo de Winston Churchill, Martin Gilbert, que morreu em 2015, foi testemunha da Segunda Guerra Mundial, como o próprio explica no livro agora publicado em português. Com 3 anos, foi levado para o Canadá num navio perseguido pelos submarinos alemães, os temíveis U-boats. Em 1944, quando regressou a Inglaterra, a primeira visão foi da área em redor das docas de Liverpool destruída pelos bombardeamentos alemães. Não admira que toda a sua vida tenha sido a escrever sobre o conflito, estudando os acontecimentos, entrevistando protagonistas, visitando os locais das batalhas, também os campos de extermínio, que fizeram desta guerra uma versão mais terrível da anterior.
As infografias que acompanham este artigo são relativas às semanas finais da guerra na Europa. Na maior, resumem-se, sobre um mapa, os acontecimentos a partir de 25 de abril de 1945, as batalhas finais, com a Wehrmacht desesperada a lutar para defender a capital, quase sem soldados, mas ao mesmo tempo ainda a controlar vastos territórios desde o oeste de França até à Noruega ou à Letónia. Também lá está a revolta dos prisioneiros judeus em Ebensee, a 6 de maio. Igualmente a morte de Hitler, a 30 de abril, e a do seu aliado Benito Mussolini, abatido a tiro dois dias antes pelos Partigiani, a resistência antifascista italiana. E ainda a captura de Werner von Braun, mais tarde pai do programa espacial dos Estados Unidos, mas que tinha sido um dos criadores das V-2 que martirizaram essa Londres onde nasceu Martin Gilbert em 1936.
Atlas Histórico da Segunda Guerra Mundial
Martin Gilbert
Clube do Autor
579 páginas
Num dos outros gráficos está representado o avanço dos americanos vindo do oeste, atravessando o Elba, enquanto os soviéticos, vindos de leste, ultrapassavam o Oder, outro grande rio. Os dois Exércitos Aliados vão encontrar-se a 25 de abril perto da cidade de Torgau. No outro gráfico, surge o assalto final a Berlim, pelos soviéticos. O marechal Gueorgui Jukov oferece a José Estaline a vingança sobre um Hitler que invadira a União Soviética em 1941, violando o pacto de não-agressão que os dois ditadores tinham assinado antes da invasão da Polónia, a 1 de setembro de 1939, início oficial da Segunda Guerra Mundial.