Taylor Swift
Taylor SwiftRobyn BECK / AFP

Novo disco de Taylor Swift já foi lançado. E afinal é duplo

A cantora americana anunciou, de surpresa e às duas da manhã, que o The Tortured Poets Department "é um álbum duplo secreto". O TTPD: The Anthology tem 15 canções extra.
Publicado a
Atualizado a

Taylor Swift lançou o seu muito aguardado disco The Tortured Poets Department esta sexta-feira - o 11.º álbum de estúdio da estrela que já está a ter um ano de sucesso.

"Novo álbum THE TORTURED POETS DEPARTMENT. Saiu agora", escreveu na sua conta do Instagram, terminando o anúncio com um emoji de coração.

Duas horas depois, a cantora publicou: "É uma surpresa às duas da manhã: The Tortured Poets Department é um álbum duplo secreto. Escrevi tanta poesia torturada nos últimos 2 anos e queria partilhar tudo convosco, por isso aqui está a segunda parte de TTPD: The Anthology. 15 canções extra. E agora a história já não é minha... é toda vossa".

Taylor Swift tinha revelado o lançamento do álbum nos Grammys em fevereiro, uma noite em que a bilionária de 34 anos ganhou um quarto prémio recorde de Álbum do Ano.

Com o lançamento de Tortured Poets à meia-noite nos Estados Unidos, a artista pode estar a caminho de um quinto prémio.

Desde o seu anúncio bombástico, a legião fiel de Swifties tem estado a trabalhar 24 horas por dia, a fazer previsões de fãs.

A teoria dos fãs tem sido que este álbum se concentra no ex-namorado de Taylor Swift, o ator britânico Joe Alwyn, com quem a cantora namorou desde 2016 até há cerca de um ano, quando terminaram a relação.

Joe Alwyn (The Favourite) e o ator Paul Mescal (Normal People) revelaram em 2022 que tinham uma conversa de grupo intitulada "The Tortured Man Club", que também incluía Andrew Scott (Fleabag, Ripley).

Os Swifties acreditam que o título do álbum da cantora americana é uma referência a essa conversa de grupo.

Ao anunciar o lançamento do álbum, Swift escreveu: "Uma antologia de novos trabalhos que reflectem acontecimentos, opiniões e sentimentos de um momento fugaz e fatalista no tempo - um momento que foi sensacional e triste em igual medida. Este período da vida do autor está agora terminado, o capítulo está fechado e encerrado".

Antes da separação, Jon Alwyn tinha vários créditos de composição nos álbuns de Taylor Swift sob um pseudónimo, William Bowery.

Swift já tinha revelado a lista de faixas, com títulos que incluem So Long, London, I Can Fix Him (No Really I Can) e The Smallest Man Who Ever Lived.

Florence + The Machine está entre os artistas que têm participações especiais no álbum, tal como Post Malone, que Taylor Swift disse esta quinta-feira que vai participar no seu primeiro single Fortnight.

"Eu tenho sido uma grande fã de Post por causa do escritor que ele é, a sua experimentação musical e aquelas melodias que ele cria que ficam na cabeça para sempre", escreveu ela no Instagram.

Taylor Swift anunciou que o vídeo da música será lançado esta sexta-feira, após o lançamento do álbum.

"Mal posso esperar para que ela abale o mundo"

O seu atual namorado, o jogador do Kansas City Chiefs, da Liga de Futebol Americano, vencedor da Super Bowl, Travis Kelce, já elogiou o seu novo trabalho.

"Ouvi um pouco, sim, e é inacreditável", disse ele aos repórteres em fevereiro."Mal posso esperar para que ela abale o mundo quando finalmente for lançado".

Swift já teve, no ano passado, um ano estrondoso ao organizar a primeira digressão de mil milhões de dólares, a Eras Tour, ao bater inúmeros recordes nas tabelas e ao fazer história nos Grammys.

Os fãs de Swift na China participaram em festas exclusivas para ouvir o álbum, enquanto outros tiraram fotografias de grupo em frente a cartazes em mais de 30 cidades.

No Weibo, a plataforma chinesa semelhante ao X (antigo Twitter), a popular cantora pop Jane Zhang partilhou uma ligação para o novo álbum de Swift com o comentário: "Este álbum é a minha chávena de chá".

Taylor Swift - que nasceu na Pensilvânia em 13 de dezembro de 1989 - começou a escrever canções profissionalmente quando era adolescente, assinando com a Big Machine Records de Nashville como artista country.

Depois de uma disputa altamente divulgada com os executivos da Big Machine sobre a propriedade dos seus primeiros seis álbuns, ela tomou a decisão astuta e arriscada de regravar esses álbuns para ter seus direitos.

Valeu a pena, deliciando os fãs fervorosos, trazendo novos Swifties para o grupo e ganhando um respeito renovado dentro da indústria.

Com The Tortured Poets Department, a cantora volta a fazer ondas, embora vá enfrentar uma forte concorrência de nomes como Beyoncé e Billie Eilish na próxima temporada de prémios. Beyoncé lançou o seu último álbum - o elétrico e marcante Cowboy Carter - a 29 de março.

Beyoncé e Taylor Swift são frequentemente apontadas como rivais, embora tenham repetidamente tomado medidas ao longo dos anos para afastar essa ideia.

É quase certo que concorrerão aos principais Grammys do próximo ano, tal como Billie Eilish, cujo terceiro álbum Hit Me Hard and Soft será lançado a 17 de maio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt