László Krasznahorkai é  vencedor do Nobel da Literatura.
László Krasznahorkai é vencedor do Nobel da Literatura.

Nobel da Literatura atribuído ao húngaro László Krasznahorkai

Escritor distinguido “pela sua obra marcante e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Publicado a
Atualizado a

O romancista húngaro László Krasznahorkai é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2025. O prémio é atribuído ao escritor de 71 anos “pela sua obra marcante e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”, justifica a Academia Sueca.

O autor, nascido a 5 de janeiro de 1954, em Gyula, no sudeste da Hungria, junto à fronteira com a Roménia, escreve em húngaro e publicou o primeiro romance, Sátántangó, em 1985, um livro descrito como "um fenómeno literário na Hungria e o trabalho mais marcante do autor".

“O romance retrata, em termos fortemente sugestivos, um grupo destituído de moradores de uma quinta coletiva abandonada no interior da Hungria, pouco antes da queda do comunismo”, descreve a Academia Sueca.

Este primeiro romance de László Krasznahorkai foi publicado em Portugal pela editora Antígona, em 2018, com o título O Tango de Satanás.

Esta obra do escritor húngaro ganhou o Prémio Man Booker Internacional em 2015, e foi adaptado a filme em 1994, em colaboração com o cineasta húngaro Béla Tarr.

László Krasznahorkai foi descrito pela crítica norte-americana Susan Sontag como o "mestre do Apocalipse" depois de ter lido o segundo livro do autor, publicado em 1989 (Az ellenállás melankóliája), editado em inglês em 1998 (The Melancholy of Resistance).

“Empregando cenas oníricas e caracterizações grotescas, László Krasznahorkai retrata magistralmente a luta brutal entre ordem e desordem. Ninguém escapa aos efeitos do terror”, escreve a Academia Sueca sobre este romance.

Em 1999 sairia Háború és háború (em inglês War & War 2006), no qual László Krasznahorkai sai do espaço habitual das suas histórias, a Hungria, saltando fronteiras e consolidando o estilo de escrita que o distingue. “A prosa de Krasznahorkai evoluiu para uma sintaxe fluida, com longas frases sinuosas, desprovidas de pontos finais, que se tornou a sua marca distintiva”, sublinha Anders Olsson, o presidente do comité do Nobel.

“László Krasznahorkai é um grande escritor épico da tradição da Europa Central, que se estende de Kafka a Thomas Bernhard, e é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco. Mas ele tem outros recursos à sua disposição, tendo-se voltado para o Oriente, adotando um tom mais contemplativo e finamente calibrado. O resultado é uma série de obras inspiradas nas impressões profundas deixadas pelas suas viagens à China e ao Japão”, destaca ainda o comité.

László Krasznahorkai estudou direito e literatura em Budapeste e foi editor nos anos 1980, antes de se dedicar exclusivamente à escrita. Em 1987 deixou a Hungria tendo vivido em Berlim, Nova Iorque e viajado pelo Japão e China, que inspirariam romances como Északról hegy, Délről tó, Nyugatról utak, Keletről folyó (2003), publicado em inglês em 2002 - A Mountain to the North, a Lake to the South, Paths to the West, a River to the East.

Este mês a editora Cavalo de Ferro lançou o quinto romance do escritor, Herscht 07769, descrito como uma "sátira devastadora e profética sobre a desintegração social e o colapso ecológico, o nacionalismo e o globalismo, e a linha ténue que separa a civilização da barbárie, Herscht 07769 é o grande romance sobre a Europa do século XXI".

Livros do autor publicados em inglês

The Melancholy of Resistance, Londres, Quartet Books, 1998

War & War, Nova Iorque, New Directions, 2006

Satantango, Nova Iorque, New Directions, 2012 (Em português O Tango de Satanás, Antígona, 2018)

The Bill : For Palma Vecchio, at Venice, Londres, Sylph, 2013

Seiobo There Below, Nova Iorque, New Directions, 2013

The Last Wolf and Herman, Nova Iorque, New Directions, 2016

The World Goes On, Nova Iorque, New Directions, 2017

Baron Wenckheim’s Homecoming, Nova Iorque, New Directions, 2019

Spadework for a Palace : Entering the Madness of Others, Nova Iorque, New Directions, 2020

A Mountain to the North, a Lake to the South, Paths to the West, a River to the East, Nova Iorque, New Directions, 2022

Herscht 07769 : A Novel, Nova Iorque, New Directions, 2024 (Em português, Herscht 07769, Cavalo de Ferro, outubro de 2025)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt