Faz este mês oito anos que nasceu a marca Bold. Um selo de distribuição de cinema independente, chancela da Alambique Filmes, que veio formalizar a pergunta: o que mostrar numa rede de exibição nacional que tende a padronizar-se e a padronizar os espectadores? A resposta foi sendo dada periodicamente através de filmes ditos “fora da caixa”, propostas do arco-da-velha, ou simplesmente títulos fora do radar que estabeleceram, de forma mais ou menos tímida, um elo com aquele público que quer ir além das modas e ser surpreendido. Algo que continua a estar no código genético desta distribuidora, agora refletido num ciclo em parceria com o canal TVCine Edition, que a partir de hoje tomará como sede o Cinema Fernando Lopes em Lisboa..Com uma cadência fixa, as sessões Night Edition by TVCine vão antecipar, ao primeiro sábado de cada mês, as estreias da semana seguinte, em sala, da Cinema Bold, que exatamente um mês depois chegam em exclusivo à televisão patrocinadora (TVCine Edition). Uma iniciativa, de certa maneira, empenhada em “organizar” a experiência de uma marca à procura de um público fidelizado..Hoje mesmo, Red Rooms, do canadiano Pascal Plante, assinala o início do ciclo com uma sessão às 21h30, que será seguida de conversa com o realizador, via Zoom. E é uma ótima forma de começar: um thriller psicológico ambientado em Montreal que nos deixa totalmente agarrados ao mistério da sua protagonista, cuja presença na tela surge como uma questão noturna, um corpo de estranhas chegadas e partidas. Logo no início, vemo-la a dormir na rua, perto do tribunal onde irá assistir ao julgamento mediático de um suposto assassino em série apanhado na Dark Web; e uma vez na sala, mais do que o comportamento do suspeito e os discursos dos advogados, o que a câmara lê sub-repticiamente é a expressão ambígua dessa figura feminina, Kelly-Anne (uma hipnotizante Juliette Gariépy)..Quem é ela? O que faz ali? Qual a natureza da sua ligação ao caso? As interrogações inquietantes acabam por afirmar-se como o engenho subtil do filme. Saberemos que a jovem ganha a vida como modelo, domina as tecnologias, mas mantêm-se o mais possível na sombra as suas intenções. Mesmo quando acolhe em sua casa, durante alguns dias, outra rapariga que tem estado a assistir ao julgamento, essa em defesa aberta do suspeito... Nutrindo habilmente a nossa compulsão para decifrar a personagem, como quem está a destilar o próprio fascínio do(s) ecrã(s), Plante nunca deixa Red Rooms cair na armadilha do filme-mensagem: é uma peça de suspense admirável que confia nas habilitações mentais do espectador..Antestreias até abril.O Crepúsculo do Pé Grande, de David e Nathan Zellner..Depois de Red Rooms estão previstas mais cinco antestreias. Desde logo, a sessão de 7 dezembro traz O Crepúsculo do Pé Grande, dos irmãos David e Nathan Zellner, que é das odisseias mais hilariantes que se viu nos últimos tempos – quatro elementos dessa espécie mitológica vagueiam na paisagem natural americana, enquanto lidam com os instintos físicos e os sinais dispersos de civilização moderna. Um filme observacional, super ousado na proposta e minimalista no argumento (não há diálogos, só grunhidos), que conta com Jesse Eisenberg e Riley Keough debaixo dos fatos de criaturas peludas. Imagine-se um Planeta dos Macacos arthouse e bizarramente engraçado..Já no início de 2025, a 4 de janeiro exibe-se a animação neo-noir francesa Mars Express, de Jérémie Périn, boa ficção científica para adultos que segue uma detetive particular enredada num cenário de humanos contra robots; segue-se, a 1 de fevereiro, um thriller de vingança espanhol, Uma Noite com Adela, de Hugo Ruíz; a 1 de março, Enea, “filme de gangster sem gangsters”, do italiano Pietro Castellitto; e, a 5 de abril, Sister Midnight, uma comédia feminista com pancada vinda do Reino Unido (só a produção), pela lente do realizador indiano Karan Kandhari..Através de sugestões de ficção altamente distintas entre si, o ciclo Night Edition by TVCine configura então uma renovada oportunidade para se conhecer o conceito da Cinema Bold e, já agora, a vida de uma das salas mais jovens da cidade, o Cinema Fernando Lopes. Recapitulando: sessões sempre às 21h30, no primeiro sábado de cada mês, com posterior estreia exclusiva no canal TVCine Edition.