Peter David teve papel de destaque na banda desenhada.
Peter David teve papel de destaque na banda desenhada.Facebook

Morreu Peter David, um dos principais argumentistas do universo da banda desenhada

Conhecido pelo seu trabalho à frente do universo de personagens como o 'Incrível Hulk', o norte-americano lutava há anos contra complicações de saúde.
Publicado a
Atualizado a

O argumentista norte-americano Peter David, figura incontornável da banda desenhada nas últimas décadas, morreu no último domingo (25), aos 68 anos. A notícia foi confirmada pela esposa, Kathleen O’Shea, através das redes sociais. A causa da morte não foi divulgada, mas o autor enfrentava sérios problemas de saúde nos últimos anos, incluindo complicações renais e episódios de derrame.

Ao longo da carreira, circulou entre os meios do cinema, da televisão, da banda desenhada e da literatura, participando da construção de personagens como Hulk, Wolverine, Supergirl, Aquaman, Capitão Marvel, Quarteto Fantástico e Star Trek. David também foi o responsável pela criação de figuras originais, como a equipa Thunderbolts e o universo Spider-Man 2099.

David esteve diretamente ligado a algumas das fases mais marcantes da Marvel e da DC Comics, com destaque para os 12 anos à frente de O Incrível Hulk. A sua abordagem inovadora, centrada na psicologia de Bruce Banner - o cientista por trás do super herói - deu nova profundidade ao personagem e introduziu uma versão emocionalmente complexa do gigante verde.

Nascido em 1956, em Fort Meade, Maryland, David escreveu ainda romances, guiões de videojogos e colunas de opinião. No seu site oficial, mantinha uma descrição modesta: “escrevedor de coisas”.

Entre os seus romances e adaptações, Peter David também escreveu livros baseados no universo da série Babylon 5 e assinou versões em banda desenhada da saga A Torre Negra, de Stephen King. O seu legado é celebrado por milhões de fãs em todo o mundo, não só os leitores, mas também o público do cinema, muito impactado pela obra do americano.

Dono de diversos prémios e respeito da crítica, Peter David deixa a esposa e quatro filhas. De acordo com veículos norte-americanos, apesar da carreira prolífica, enfrentou problemas financeiros no final de sua vida. Uma campanha de angariação de fundos, criada pelo amigo Graham Murphy, chegou a arrecadar 125.236 dólares (cerca de 110 mil euros) para ajudar no tratamento do argumentista.

Mais de 2600 pessoas fizeram parte da doação, depois de Peter David ter visto chegar ao fim a cobertura do seguro de saúde e cancelada a ajuda do sistema Medicaid, o programa social de assistência de saúde nos EUA para pessoas de baixo rendimento, que vinha sustentando parte dos custos médicos.

nuno.tibirica@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt