Morreu o criador de Dragon Ball, Akira Toriyama
O criador dos desenhos animados japoneses “Dragon Ball”, que fizeram sucesso em Portugal na década de 1990, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos, informou esta sexta-feira a sua equipa de produção.
Estreado em 1984, “Dragon Ball” é um dos desenhos animados mais vendidos de todos os tempos e gerou várias séries de anime, filmes e videojogos.
Toriyama morreu a 1 de março devido a um coágulo sanguíneo no cérebro, refere um comunicado publicado na conta oficial de “Dragon Ball” na rede social X, antigo Twitter.
“Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em fase de criação”, indica um comunicado atribuído ao Bird Studio, de Toriyama, que elogiou o “grande entusiasmo” do artista. “Ele tinha muitas mais coisas para alcançar. No entanto, deixou muitos títulos e obras de arte para este mundo. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo”, acrescenta.
“Dragon Ball” baseava-se, de forma sintetizada, em ajudar um rapaz chamado Son Goku a colecionar sete bolas mágicas de cristal para evocar um dragão sagrado para o ajudar a proteger o planeta Terra contra os vilões que a ameaçavam.
Na década de 1990, surgiu a série “Dragon Ball Z” e os jogos “Dragon Quest”. Menos bem conseguido foi o filme “Dragonball Evolution”, lançado em 2009, que fracassou nas bilheteiras e gerou muitas opiniões negativas.
Toriyama nasceu em 1955 na região central de Aichi, no Japão, e estudou design numa escola industrial, de acordo com a revista de anime Animage. Mais tarde trabalhou numa agência de publicidade em Nagoya antes de fazer a sua estreia como artista profissional nos desenhos animados aos 20 anos.
“’Dragon Ball’ é como um milagre, considerando como ajudou alguém como eu, que tem uma personalidade distorcida e difícil, a fazer um trabalho decente e ser aceite pela sociedade”, afirmou numa entrevista ao jornal japonês Asahi em 2013, confessando não ter “ideia” do porquê de “Dragon Ball” se ter tornado um sucesso tão grande em todo o mundo.