Morreu, aos 88 anos, o ator Donald Sutherland
CHRIS DELMAS / AFP

Morreu, aos 88 anos, o ator Donald Sutherland

Sutherland estreou-se no mundo da ficção no final dos anos 1960 antes de ter participações em filmes clássicos da década de 70 como Klute, MASH, Don’t Look Now e Animal House, e é considerado um dos melhores atores que nunca foi nomeado para um Oscar.
Publicado a
Atualizado a

Morreu, aos 88 anos, Donald Sutherland, lendário ator de Hollywood com uma longa carreira que se estendeu desde a década de 1960 até à atual.

Sutherland estreou-se no mundo da ficção no final dos anos 1960 antes de ter participações em filmes clássicos da década de 70 como Klute, MASH, Don’t Look Now e Animal House, e é considerado um dos melhores atores que nunca foi nomeado para um Oscar. Contudo, foi galardoado com uma estatueta honorária em 2017.

O artista canadiano é pai do também ator Kiefer Sutherland, vencedor de um Emmy. “Com o coração pesado, digo que o meu pai, Donald Sutherland, faleceu”, escreveu Kiefer na rede social X. “Pessoalmente, considero-o um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, seja bom, mau ou feio. Amava o que fazia e fazia o que amava, nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, acrescentou.

Entrou num dos filmes de guerra mais marcantes da segunda metade do século XX, “M.A.S.H.”, de Robert Altman, no qual encarnou Hawkeye Pierce, tendo também entrado em obras como “A Invasão dos Violadores”, de Philip Kaufman, “Gente Vulgar”, de Robert Redford, “Buffy, Caçadora de Vampiros”, de Fran Rubel Kuzui, ou, mais recentemente, na saga “Os Jogos da Fome”.

Donald Sutherland tinha mulher, cinco filhos e quatro netos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt