Bruno Borralhinho, músico e maestro português.
Bruno Borralhinho, músico e maestro português.FOTO: FACEBOOK / Erzgebirgische Theater und Orchester

Maestro português Bruno Borralhinho nomeado diretor musical de teatro e orquestra na Alemanha

Segundo a assessoria do maestro, esta escolha resultou de um longo processo público de seleção, ao longo de vários meses e com "dezenas de candidatos".
Publicado a
Atualizado a

O músico e maestro português Bruno Borralhinho vai assumir funções como diretor musical e maestro titular do Erzgebirgische Theater und Orchester, que inclui a Filarmónica de Erzgebirge e o Teatro Eduard-von-Winterstein, em Annaberg, na Alemanha.

De acordo com comunicado divulgado esta terça-feira, 9 de dezembro, da assessoria de imprensa do próprio maestro, “a escolha de Bruno Borralhinho resultou de um extensivo processo público de seleção, conduzido ao longo de vários meses e com dezenas de candidatos”, tendo a decisão final cabido à própria orquestra.

O violoncelista português, atualmente músico da Orquestra Filarmónica de Dresden, vai assumir funções em Annaberg para a temporada 2026-2027 a partir de setembro do próximo ano.

Numa publicação nas redes sociais do Erzgebirgische Theater é assinalado que o “internacionalmente aclamado maestro e violoncelista português traz uma extensa experiência em ópera, concerto e música contemporânea”, tendo colaborado com várias orquestras e solistas de renome a nível mundial.

“Com a sua versatilidade artística e paixão, irá moldar significativamente o nosso trabalho musical nas próximas temporadas. Bem-vindo ao Erzgebirge, Bruno!”, conclui a mensagem.

No mesmo comunicado hoje divulgado, é lembrado que o próximo concerto de Borralhinho vai ser o Concerto de Ano Novo, no dia 01 de janeiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Borralhinho é diretor artístico do Ensemble Mediterrain, do Concurso Internacional de Música Júlio Cardona e diretor musical do Beyra - Ensemble Orquestral da Beira, segundo a biografia patente no seu próprio ‘site’.

Natural da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, estudou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, antes de fazer uma licenciatura e pós-graduação na Universidade de Artes de Berlim. Completou a formação em Oslo com o violoncelista norueguês Truls Mørk.

Mais tarde, fez um mestrado em Gestão Cultural em Barcelona e doutorou-se em Humanidades na Universidade Carlos III, de Madrid, com um trabalho sobre “as relações entre o poder e o campo da música erudita em Portugal ao longo do século XX”.

Várias vezes premiado, já gravou múltiplos discos em editoras internacionais, como a Naxos, para a qual gravou um álbum dedicado a Fernando Lopes-Graça com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

image-fallback
Cultura: Bruno Borralhinho e Luísa Tender lançam "Página Esquecida"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt