Jorge Vasconcelos substitui Guilherme d’Oliveira Martins como administrador executivo da Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian

Jorge Vasconcelos substitui Guilherme d’Oliveira Martins como administrador executivo da Gulbenkian

Desde 2022 que Jorge Vasconcelos era administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Cerimónia de tomada de posse vai acontecer na sexta-feira.
Publicado a
Atualizado a

O até aqui administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian Jorge Vasconcelos vai substituir o administrador executivo Guilherme d’Oliveira Martins no conselho de administração daquela entidade, por reforma deste último, anunciou esta quarta-feira, 10 de dezembro, a fundação.

Em comunicado, a Gulbenkian deu conta de que para o lugar de Jorge Vasconcelos como membro não-executivo daquele órgão entra a advogada Margarida Couto.

O conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian passa, assim, a ser composto pelo presidente, António M. Feijó, pelos administradores executivos António Cruz Serra, Cristina Casalinho e Jorge Vasconcelos, e pelos não-executivos Graça Andresen Guimarães, Pedro Norton, Isabel Capeloa Gil e Margarida Couto.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Erlangen-Nuremberga, Jorge Vasconcelos é professor convidado do Instituto Universitário Europeia e da Universidade de Economia de Viena, sendo presidente da NEWES, New Energy Solutions desde 2007.

Segundo a biografia disponibilizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde Jorge Vasconcelos é administrador não-executivo desde 2022, foi cofundador e presidente da mesa da assembleia geral da Associação Portuguesa de Economia de Energia e da Associação Portuguesa de Direito da Energia. Foi ainda o primeiro presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Por seu lado, Margarida Couto é licenciada em Direito e pós-graduada em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, sendo sócia fundadora da sociedade de advogados Vieira de Almeida & Associados, da qual faz parte desde 1988.

“Nos últimos anos tem dedicado a sua atividade profissional à área da Sustentabilidade em geral e aos temas ESG (‘Environmental, Social and Governance’) em particular, coordenando nomeadamente o Programa Executivo ESG da [Vieira de Almeida] Academia e o Programa ‘ESG Strategy and Reporting’ da Católica Lisbon School of Business and Economics (CLSBE), nos quais também leciona”, pode ler-se na biografia enviada no mesmo comunicado, que refere ainda que Margarida Couto é “responsável pelo Programa Executivo Women on Boards, uma iniciativa de promoção de liderança feminina da VdA Academia lançada em 2018”.

De acordo com a Gulbenkian, a cerimónia de tomada de posse vai acontecer na sexta-feira.

image-fallback
Cristina Casalinho passa a integrar administração da Fundação Calouste Gulbenkian
image-fallback
Fundação cria “Prémio Calouste Gulbenkian para a Humanidade”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt