Homem que tentou matar Salman Rushdie sentenciado a 25 anos de prisão
Hadi Matar foi acusado de tentativa de homicídio qualificado do escritor Salman Rushdie e conheceu a sentença esta sexta-feira. O homem de 27 anos, de Nova Jérsia, que atacou à facada Rushdie em 2022 num encontro literário em Nova Iorque, foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal norte-americano.
O ataque de Hadi Matar aconteceu 35 anos depois de ter sido decretada contra Salman Rushdie uma sentença de morte (fatwa) pelos líderes religiosos do Irão, na sequência da publicação pelo autor do romance Os Versos Satânicos, em 1988.
A tentativa de assassinato levada a cabo por Hadi Matar terá resultado de um incitamento, em 2006, do líder do Hezbollah Hassan Nasrallah, que recordou num discurso a fatwa sobre Rushdie, de acordo com uma acusação federal, noticia o jornal britânico The Guardian. Matar terá admitido ter lido apenas algumas páginas do livro.
O escritor, de 77 anos, foi esfaqueado 15 vezes, e no julgamento disse que pensava que ia morrer. O ataque deixou-o cego do olho direito.