Festival Política volta a Lisboa entre 3 e 5 de abril
O Festival Política regressa a Lisboa entre os dias 3 e 5 de abril e vai ocupar o CInema São Jorge, no âmbito das Festas de Abril promovidas pela EGEAC. O tema central deste ano é Intervenção. A entrada é gratuita.
Este festival regressa ainda às cidades de Braga, Coimbra e Loulé ao longo deste ano.
O programa deste festival conta com 18 atividades em três dias, incluindo cinema, performances, música, humor, exposições e conversas.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, este festival pretende que os seus participantes reflitam sobre a necessidade de fomentar a participação dos cidadãos nos atos eleitorais e o envolvimento com as instituições e as suas comunidades.
Hugo Van Der Ding, na noite de 5 abril, vai apresentar o espetáculo de humor "O que importa é participar", em que irá percorrer as participações especiais da História de Portugal que comprovam a importância da participação.
Em termos de programação musical, irá haver concertos dos recém formados Miss Universo e dos Luta Livre, tal como a apresentação de projetos de André Ivo e Afonso Branco.
O Política terá debates e conversas em torno de vários temas como a intervenção cívica e política ("Estas histórias ajudam a aumentar a intervenção cívica e política?"), os preconceitos com que se deparam as comunidades ciganas em Portugal ("Faz-te Ouvir"), a performance/conversa sobre a procura do próprio espaço cujo direito continua a ser negado ("A minha identidade é um insulto").
A programação de cinema vai contar com várias curtas e longas-metragens, filmes de animação, ficção e documentários.
Será possível contar ainda com as exposições História LGBT+ em Portugal, que consiste num panorama histórico da comunidade LGBT+ em Portugal, Afinal quantas pessoas se abstêm em Portugal?, que consiste numa análise aos números oficiais da abstenção, Polarização afetiva: causas e implicações sobre o sistema democrático, que se baseia em trabalhos científicos sobre o tema, e MulheresPPT, que celebra as mulheres que desempenharam papéis cruciais na política portuguesa.