Festival Palavrio regressa a Lisboa com fado e homenagem a José Saramago
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, irá receber de 9 a 11 de maio a segunda edição do festival literário, PALAVRIO.
“O território de Santa Maria Maior está indissociavelmente ligado ao melhor que a literatura portuguesa tem produzido, nos últimos séculos, quer no domínio da produção literária, quer no domínio da fruição. Este território foi cenário de alguns dos grandes clássicos da literatura portuguesa, foi local de algumas das mais célebres tertúlias literárias”, afirma Ricardo Gonçalves Dias, vogal do Executivo com o pelouro da Cultura, em declarações publicada no site da Junta de Freguesia.
O primeiro dia do festival, sexta-feira, conta com uma conversa com o escritor João Tordo e Ricardo Gonçalves Dias com o tema Qual é a urgência de produzir o inútil?, localizada na Fundação José Saramago.
O segundo dia do festival, no sábado, haverá uma conversa com Tiago Torres da Silva e a fadista Joana Amendoeira sobre 33 anos encantados pelo Fado, na Casa de Fado Fama D’Alfama. Segue-se uma mesa-redonda com Ana Bárbara Pedrosa, Djaimilia Pereira de Almeida, Francisco José Viegas e João de Melo intitulada O Mundo numa história na Abreu Advogados. Para terminar, está programada uma conversa com Carlos Cabral Nunes, Diretor da Casa da Liberdade – Mário Cesariny e presidente da direção do Coletivo Multimédia Perve, Ana da Silva, Investigadora do Instituto Politécnico de Santarém, e Rui Sousa, investigador responsável pelo projeto do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL, com o tema Luiz Pacheco passeia por todo o papel.
No último dia, 11 de maio, realiza-se uma conversa com Francisco Mota Saraiva e Ricardo Gonçalves Dias sobre Centenas de vozes no Museu do Fado, no auditório Ruben de Carvalho. Depois está programada, a conversa O mundo da literatura infanto-juvenil com David Machado, Maria Inês Almeida e Sara Rod no Abreu Advogados e, de seguida, no mesmo local, a conversa Poetas do Mundo com João Fernando André de Angola, Jorge Reis-Sá de Portugal, Lauren Mendinueta da Inar Colômbia, Ozias Filho do Brasil e Ustad Fazal do Afeganistão. Para terminar a programação, a última conversa será José Saramago – Homem-Rio com Sérgio Letria e Inês Fonseca Santos.