Festival ABECEDÁRIO regressa a Lisboa para homenagear a palavra liberdade
Entre os dias 7 e 9 e a 13 de março, vai acontecer em Lisboa a quarta edição do ABECEDÁRIO_Festival da Palavra 2024, que este ano, que marca os 50 anos do 25 de abril, vai homenagear e refletir sobre a palavra liberdade.
O festival ABECEDÁRIO é promovido pelo projeto Cabine de Leitura, uma rede de mini bibliotecas em antigas cabines telefónicas e em colaboração com livrarias de rua. Tem curadoria do gestor cultural Carlos Moura-Carvalho, que foi Diretor Municipal de Cultura de Lisboa e Diretor Geral das Artes.
Este ano associaram-se a esta iniciativa as livrarias Martins, Travessa e Tinta nos Nervos.
Nestas livrarias vão acontecer diversas tertúlias em que se vai conversar sobre as várias vertentes da palavra liberdade: a liberdade de associação, de pensamento, de expressão e de informação, de criação, liberdade sexual e liberdade de circulação.
No dia 7, pelas 18.30, a Livraria Martins vai receber a conversa de abertura do festival, intitulada Política Livre, que vai contar com a participação de Luís Miguel Júdice e António José Seguro e moderação da professora Rita Figueiras, da Universidade Católica Portuguesa.
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Livraria da Travessa vai receber, pelas 18.30, a sessão Escrever para a Liberdade em que participam as escritoras Tatiana Salem Levy, Gisela Casimiro e terá moderação de Isabel Lucas.
A última conversa deste festival será a 9 de março, às 18.00, na livraria e galeria Tinta dos Nervos com o tema Nascer depois de 1974. Esta tertúlia contará com a participação do escritor João Tordo, da atriz Rita Brütt, do encenador e curador John Romão e da cantautora Rita Redshoes. A moderação será da escritora e ex-jornalista Joana Leitão de Barros.
No dia 13 de março vai ser inaugurada a exposição Borboleta - Pranchas, desenhos e originais, de Madeleine Pereira, na Tinta dos Nervos, que se prolonga até 13 de abril.