Paula Rego é uma das artistas em destaque nesta "Aula do Visível" que estará patente no edifício Abel Salazar, da Universidade do Porto.
Paula Rego é uma das artistas em destaque nesta "Aula do Visível" que estará patente no edifício Abel Salazar, da Universidade do Porto.DR

Exposição "Aula do Visível" mostra 145 anos de arte portuguesa na Universidade do Porto

A mostra, que decorre no edifício Abel Salazar, é inaugurada esta terça-feira. Reúne 120 obras de pintura, desenho, escultura e fotografia, desde 1880 até 2024
Publicado a
Atualizado a

A Universidade do Porto inaugura esta terça-feira (11) a exposição "Aula do Visível", uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho que oferece uma viagem através de 145 anos da arte moderna e contemporânea nacional. A mostra, que decorre no edifício Abel Salazar, reúne 120 obras de pintura, desenho, escultura e fotografia, desde 1880 até 2024, refletindo as continuidades e ruturas na evolução da arte portuguesa.

A vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto, Fátima Vieira, destaca a relevância da exposição, afirmando que "a riqueza da coleção Ilídio Pinho permite oferecer à comunidade académica e ao país uma autêntica 'aula' sobre a forma pouco linear como a produção artística nacional evoluiu nos últimos 145 anos".

Entre os artistas em destaque estão nomes icônicos como Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Columbano Bordalo Pinheiro e Almada Negreiros, além de representações contemporâneas com obras de Paula Rego, Helena Almeida, Rui Sanches e André Cepeda. A exposição dá ainda especial atenção a artistas emergentes, como Sónia Almeida, João Marçal e Roger Paulino.

O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, sublinha que "a Universidade não tem apenas como função formar tecnicamente os profissionais do futuro, mas também promover a disseminação da reflexão cultural e do pensamento crítico". Segundo Sousa Pereira, a exposição resulta da "extraordinária colaboração com a Fundação Ilídio Pinho", proporcionando ao público "o suave fascínio que a arte proporciona".

A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 31 de maio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt