Ex-embaixadora dos EUA homenageada pelo apoio ao teatro musical
“A Musical Theater Lisbon não é apenas uma iniciativa artística; é um movimento cultural e educacional. Ao promover produções de classe mundial, ao treinar a próxima geração de artistas e ao construir pontes entre Lisboa e a Broadway, a MTL está a moldar o futuro do teatro musical em Portugal”, disse esta quinta-feira a ex-embaixadora americana, Randi Charno Levine, numa cerimónia em Lisboa em que foi homenageada pelo seu apoio às artes. A rodeá-la estava o elenco de RENT, o musical que a MTL vai ter em exibição no Teatro Variedades, em Lisboa, de 26 de março a 27 de abril.
"O apoio de Randi Charno Levine permitiu-nos construir esta ponte inédita entre Portugal e a Broadway", afirmou Martim Galamba, produtor executivo de RENT, que entregou à ex-embaixadora um diploma que a faz membro honorária da MTL. Sobre a nova peça, Galamba resume que “conta a história de um grupo de jovens boémios no início dos anos 90 em Nova Iorque. Apesar de todos os desafios que enfrentam, habitação, discriminação e o auge da epidemia do HIV, encontram no amor a salvação pessoal e coletiva”.
"Trazermos esta obra-prima que revolucionou a Broadway é a grande aposta da MTL para o Parque Mayer, com o encenador original da Broadway Michael Greif a colaborar com uma equipa excecional de talento nacional", acrescentou. “RENT é sobre celebrar a beleza da vida mesmo perante as maiores adversidades”, sublinhou, por seu lado, Sissi Martins, a encenadora.
A cerimónia teve lugar na Sociedade Filarmónica João Rodrigues Cordeiro. Antes, a ex-embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, juntamente com o marido Jeffrey E. Levine, teve a oportunidade de assistir ao ensaio de uma cena de RENT.
“Durante o meu período como embaixadora dos EUA em Portugal, sempre usei as artes como uma força poderosa de ligação. Obrigado por continuar este trabalho importante por meio do teatro musical, um género que transcende fronteiras e destaca a semelhança das nossas experiências”, fez questão ainda de dizer Levine, num agradecimento muito pessoal a Galamba, que em 2022 fundou a MTL com Sissi Martins e Rúben Madureira.
Hoje com 30 anos, formado em Direito pela Nova, Galamba contou um dia numa entrevista ao DN que deixou de lado qualquer ideia de vir a ser advogado quando foi para Nova Iorque estudar durante três anos Musical Theatre, na American Musical and Dramatic Academy (AMDA). O sonho passou a ser criar uma Broadway portuguesa. Além da produção de peças como esta RENT, a MTL tem trazido a Portugal grandes nomes da Broadway, caso em 2023 de Audra McDonald, estrela de musicais como Porgy and Bess, vencedora recordista de seis Tony Awards. O apoio inicial da embaixada dos Estados Unidos foi especialmente importante para a afirmação da MTL, razão para esta homenagem a Randi Charno Levine, que se confessou grande admiradora do teatro musical.
Randi Charno Levine foi a embaixadora em Portugal nomeada pelo presidente Joe Biden. Deixou o cargo em vésperas da tomada de posse de Donald Trump, a 20 de janeiro de 2025. Desde sempre ligada ao mundo das artes, junta agora esse saber ao da sua experiência diplomática, pois foi convidada pela Universidade Católica de Lisboa para ser professora honorária de Arte e Diplomacia, o que a fará ser palestrante nos programas de mestrado e de doutoramento em Estudos da Cultura. Portugal continua, assim, a fazer parte da vida desta americana, que apresentou credenciais ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa em abril de 2022.