A edição de março da Vogue britânica, agora revelada
A edição de março da Vogue britânica, agora revelada

Edição icónica da Vogue britânica celebra a diversidade

O último número da revista coordenado por Edward Enninful, o diretor cessante, junta 40 super estrelas na capa.
Publicado a
Atualizado a

Edward Enninful, o famoso diretor da Vogue britânica, ou, como se diz em inglês, editor-in-chief, o que resulta em alguns erros de tradução para “editor”, está de saída, depois de ter anunciado, ainda em 2023, que ia mudar de funções. Edward, nascido no Gana estava à frente da revista há seis anos e meio. 

A edição de março foi já revelada, porque as revistas chamadas de “femininas” são lançadas a meio do mês anterior (as edições de fevereiro saem em janeiro e as de março em fevereiro e assim sucessivamente), exibe na capa 40 mulheres poderosas, em todos os sentidos do termo.

Super modelos, atrizes de Hollywood e estrelas galácticas da música, entre elas Naomi Campbell, Cindy Crawford, Miley Cyrus, Linda Evangelista, Jane Fonda, Dua Lipa, Kate Moss e Serena Williams. Todas fotografadas em Manhattan por Steven Meisel (para a capa) e Ned Rogers (para a matéria apresentada no interior), as divas voaram desde cidades como Londres, Paris, Milão e Los Angeles para participarem num “editorial” (como é designada no meio da moda uma produção como esta) com uma dimensão e importância nunca antes vistas.  

Sobre esta sua última e histórica edição, Enninful fez saber: “Quando chegou a altura de fazer a minha última edição, sabia que a capa seria dedicada às mulheres. Claro! Às mulheres que  moldaram a Vogue britânica por quase 108 anos e que, agora, depois do tempo que passei aqui, vão guiar-me para o resto da vida”.

Sobre as escolhidas, disse, numa missiva destinada aos leitores: “O que precisávamos era de um grupo, para nos apoiarmos no poder do coletivo, para dar vida ao que espero ter sido um período ousado, disruptivo e evolutivo na história da Vogue”.

E foi! A notícia da saída de Enninful causou tristeza, pois foi sob a sua direção que foram contratados, pela primeira vez, os fotógrafos negros Misan Harriman e Kennedi Carter ou que foram publicadas cinco capas com ativistas, modelos e criativos com deficiência (maio de 2023). 

Nesta edição de março de 2024 da Vogue inglesa está Naomi Campbell, que figurou em quatro capas durante a gestão de Enninful, que também rejeitou as anteriores normas etárias da indústria, com uma edição, em 2019, dedicada a mulheres com mais de 50 anos (onde figura Jane Fonda). 

Também podem ser vistas na icónica revista Miriam Margolyes, de 82 anos, que posou nua, e Dame Judi Dench, de 85. Christy Turlington, de 55 anos, uma das protagonistas, elogia o diretor demissionário por “celebrar as mulheres de todas as idades”.  

Edward Enninful assumirá agora um cargo consultivo na editora da Vogue, a Condé Nast, o que lhe permitirá,  “ter liberdade para assumir projetos criativos mais amplos”.  No seu último editorial, o mago das revistas garante que vai “continuar a defender a diversidade” nos media, porque, garante, “ainda há muito a ser feito!”.  

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt