Exclusivo Dos Açores para o mundo, com livros na bagagem

A insularidade não tem de ser uma condenação ao isolamento. Assim o prova o trabalho da editora e livraria Letras Lavadas, que, para celebrar o seu 500º título, fez uma edição especial de Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso.

Houvesse uma certidão de nascimento literária dos Açores e ela teria de ser Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso, que, em pleno século XVI, descreve o arquipélago, descoberto mais de um século antes pelos portugueses, como "lustro e fermosura (assim se escrevia então) do mundo todo." Não admira, pois, que para assinalar o seu 500º título, a Letras Lavadas, editora que, como veremos, também é livraria com sede em Ponta Delgada, tenha avançado para uma edição monumental desta obra, até porque, por feliz coincidência, se celebra este ano o quinto centenário da data provável de nascimento de Gaspar Frutuoso.

Mas, como o editor e proprietário da Letras Lavadas, Ernesto Rezendes, diz ao DN, esta não é apenas uma edição formalmente mais bonita de Saudades da Terra. "Queríamos comemorar a nossa edição número 500 com um livro especial. Optámos, pois, por publicar as cartas de Gaspar Frutuoso que até agora estavam guardadas na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, mas em acesso reservado, o que dificultava o seu acesso ao público."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG