Detetive espanhol desvenda identidade de Banksy. Chama-se Robin Gunningham, mora em Bristol e tem 51 anos
D.R.

Detetive espanhol desvenda identidade de Banksy. Chama-se Robin Gunningham, mora em Bristol e tem 51 anos

Jornal espanhol El Mundo publicou investigação de Francisco Marco, que mostra ainda que o artista tem uma fortuna avaliada em 58 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

A verdadeira identidade do artista de rua britânico Banksy, cujas obras valem milhões, pode ter sido finalmente descoberta: de acordo com um detetive espanhol, diretor da Método 3, o verdadeiro nome do artista urbano é Robin Gunningham, um cidadão britânico que reside em Bristol, e que terá nascido a 28 de julho de 1973 (51 anos).

A investigação do detetive Francisco Marco é desvendada pelo jornal espanhol El Mundo. "Comecei do meu escritório em Barcelona. Liguei para as minhas fontes e enviei o meu pessoal para o terreno", conta o El Mundo, confirmando que tudo começou depois de fazer uma aposta com os filhos.

A identidade de Banksy já tinha sido revelada em 2008 pela imprensa britânica, mas agora esta investigação dá novas pistas. “Gunningham desaparece do mundo do graffiti quando começa a crescer profissionalmente. Primeiro chama-se a si próprio Robert Banks, depois não existe e aparece Banksy. Gunningham nunca disse nada, nem negou nem confirmou se é Banksy, brinca com o mistério", refere Francisco Marco ao El Mundo.

A razão para não querer ser identificado está no facto de no início, quando começou a aparecer, andar a fugir à polícia porque os graffiti que fazia eram ilegais. Depois como o mistério em torno da sua identidade deu lugar a uma narrativa de sucesso, assim permaneceu até hoje.

Gunningham nasceu em Bristol em 28 de julho de 1973. Estudou na escola da catedral da cidade, onde os seus ex-colegas o recordam como um bom desenhador. Desde o princípio fez sempre obras satíricas de leitura política e cultura pop.

Agora simplesmente não quer que o chateiem. Mora numa casa tipo bunker, repleta de câmaras de filmar, numa povoação a cerca de 30 quilómetros de Bristol.

A investigação de Francisco Marco motra ainda que diversas obras de Banksy foram fotografadas em propriedades de Gunningham, e desvenda também registos de propriedadse, contas de e-mail e documentos oficiais que ligam de forma inequívoca Gunningham à produção artística de Banksy.

Durante a investigação, o detetive espanhol descobriu “uma estrutura financeira que girava em torno do nome fictício David Jones”, usado por Banksy “para não comprometer a sua identidade”. Uma teia que desvenda um fortuna de 50 milhões de libras, mais de 58 milhões de euros, dividida em várias entidades e sociedades.

O artista será casado com Joy Charlotte Millward, com quem terá contraído matrimónio em Las Vegas, em 2006. Também ela utiliza pseudónimos como Joy Gunningham e Joy James. O casal tem uma filha de cinco anos.

As obras de Banksy são carregadas de conteúdo social, expondo uma aversão aos conceitos de autoridade e poder, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica.

Em outubro de 2013 Banksy esteve em Nova Iorque e realizou uma série de trabalhos pelas ruas da cidade. Todas as suas intervenções foram divulgadas num site e acabaram por atraír a atenção de moradores e turistas. Entre alguns dos trabalhos destacaram-se uma crítica à construção do One World Trade Center.

Entre as suas obras mais conhecidas estão 'Love is in the Air', um mural pintado em 2005, em Londres, que representa o contraste entre os protestos que abalavam na altura a cidade com a beleza das flores; 'Shop Until You Drop', pintado numa parede de um prédio em Londres, em 2011, que mostra uma mulher a caír com um carrinho de compras cheio ao lado. E, claro, o 'Girl with balloon', de 2002, que mostra uma rapariga a tentar agarrar u blão em forma de coração que escapou com o vento.

Um herói para uns, um vândalo para outros, a verdade é que as suas obras são vendidas por milhões de dólares, com compradores que incluem nomes como Brad Pitt, Paul Smith e Christina Aguilera.

image-fallback
Banksy mostra como autodestruiu obra de arte vendida por 1, 2 milhões

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt