Michèle Fajtmann, diretora da Lisbon Design Week.
Michèle Fajtmann, diretora da Lisbon Design Week. Foto: Mireille Roobaert

Design Week volta a Lisboa para "dar voz aos designers"

A Lisbon Design Week acontecerá em Lisboa até 1 de junho e conta com mais de 95 participantes, incluindo estúdios, lojas, marcas e galerias, e mais de 250 criativos.
Publicado a
Atualizado a

A Lisbon Design Week  está de volta a Lisboa para a sua terceira edição até 1 de junho.

O evento surgiu com objetivo de dar voz aos designers. “Falei com muitos designers jovens, e eles disseram que é muito frustrante, porque não têm muitos clientes aqui, que a profissão não é reconhecida”, explica a diretora do evento, Michèle Fajtmann, em conversa com DN.

Michèle Fajtmann encontrou-se com Julie de Halleux a criadora do projeto Designs by Design para uma primeira experiência do que viria a tornar-se o Lisbon Design Week.   “Pedimos para alguns lugares fazerem atividades. Depois, eu decidi avançar com o projeto sozinha. O papel principal foi reforçar o setor do design, fazer uma ativação aqui em Lisboa, porque eu vi que há tantos talentos”.

A edição deste ano conta com mais de 95 participantes, incluindo estúdios, lojas, marcas e galerias, e mais de 250 criativos. A programação conta com  exposições, open studios e demonstrações de artesãos. 

Um dos destaques da programa é a exposição Sobre Mesa, no Arquivo Aires Mateus, com curadoria do estúdio espanhol MUT Design e do designer português João Xará. Outra será a apresentação da marca portuguesa de artigos para a casa concebida por Klaas Van Tilburgh na galeria do Palácio Verride. Haverá ainda o lançamento de uma edição limitada de uma caixa de chá especial ilustrada pelo designer Mantraste, na Companhia Portugueza do Chá.

Este ano o evento conta com uma nova plataforma digital que permite a cada visitante personalizar e planear o itinerário com base nos seus interesses. “É um progresso, porque é uma coisa nova, e que vai ajudar os visitantes, porque temos 95 lugares e mais de 250 designers, e não é sempre fácil de saber o que fazer”, explica a diretora.

O evento irá acontecer em vários locais em Lisboa, incluindo Ajuda, Belém, Restelo e Marvila.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt