De Angry Birds ao Tamagotchi, há 12 nomeados para o Hall of Fame dos Videojogos
Um corredor da fama para eternizar os melhores videojogos de sempre? Sim, já existe. Desde 2015. Está integrado no Strong National Museum of Play, museu localizado em Rochester, Nova Iorque, e acabou de anunciar, esta quinta-feira, a lista de 12 finalistas de onde sairão os novos membros do World Video Game Hall of Fame.
Na turma de candidatos de 2025 estão títulos lendários como Angry Birds, Quake e Call of Duty 4: Modern Warfare, num ano em que se incluem ainda grandes referências dos esports, animais de estimação eletrónicos ou ainda um mítico jogo arcade homenageado num episódio da série cómica Seinfeld, em 1998. Uma diversidade de jogos de uma diversidade de dispositivos que marcaram gerações de jogadores.
“Os finalistas deste ano abrangem décadas e variam de clássicos de arcade a um dos jogos para dispositivos móveis mais populares de todos os tempos”, anunciou Jon-Paul C. Dyson, diretor do The Strong's International Center for the History of Electronic Games, em comunicado. “Todos esses jogos influenciaram enormemente a cultura pop ou a própria indústria de jogos.”
O Mattel Football, primeiro jogo eletrónico portátil de sucesso, lançado em 1977, está entre os indicados, juntamente com o icónico GoldenEye 007 e o inovador Tamagotchi, que levou os animais de estimação digitais para as mãos de milhões de pessoas no final dos anos 90 do século passado.
Defender, lançado pela Williams Electronics em 1981, um marco no design de jogos de arcade, também figura entre os candidatos deste ano. Tal como Frogger, lançado no mesmo ano pela Konami, o tal jogo que consolidou um lugar na cultura pop graças a um episódio da série Seinfeld. Ou Age of Empires, de 1997, o jogo de PC mais vendido pela Microsoft até àquela data.
A lista completa de finalistas deste ano é composta pelos seguintes títulos:
Age of Empires (Ensemble Studios, 1997)
Angry Birds (Rovio Enterteinment, 2009)
Call of Duty 4: Modern Warfare (Infinity Ward, 2007)
Defender (Williams Electronics, 1981)
Frogger (Konami, 1981)
Golden Eye (Rare, 1997)
Golden Tee Golf (Incredible Technologies, 1989)
Harvest Moon (Amccus, 1996)
Mattel Football (Mattel, 1977)
Quake (id Software, 1996)
NBA 2K (Visual Concepts, 1999)
Tamagotchi (Bandai, 1996)
45 jogos já fazem parte deste Hall of Fame
O processo de escolha para o Hall da Fama é criterioso: os jogos são avaliados com base na sua popularidade, influência no design de jogos e impacto cultural. A decisão final cabe a um painel de cerca de 30 especialistas, mas o público também tem uma palavra a dizer, podendo participar com um voto online até dia 13 de março.
Os vencedores (quatro a cinco) serão revelados no dia 8 de maio e os jogos escolhidos poderão entrar para o Corredor da Fama dos Videojogos para se juntar a outros ícones da indústria.
Até hoje foram já introduzidos 45 jogos. Os pioneiros foram Doom, Pac-Man, Pong, Super Mário Bros, Tetris e Worod of Worcraft, na classe de 2015.
O título mais antigo neste Hall of Fame é Spacewar!, desenvolvido em 1962 para o minicomputador DEC PDP-1 recém-instalado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, enquanto o mais recente é The Last of Us, jogo de ação e aventura de 2013.
Pode consultar a lista completa aqui:
https://www.museumofplay.org/exhibits/world-video-game-hall-of-fame/inducted-games/