Cleo Diára vence prémio Un Certain Regard para melhor atriz em Cannes
La Misteriosa Mirada del Flamenco, o primeiro filme de Diego Céspedes, ganhou o prémio da secção "Un Certain Regard" do Festival de Cinema de Cannes. O filme conta a história de Lidia, uma menina de 11 anos, que vive com os seus pais homossexuais numa vila mineira no norte do Chile. Uma doença desconhecida e mortal espalha-se pela comunidade e generaliza-se a ideia de que a doença se espalha entre dois homens, quando se apaixonam. A família de Lidia é acusada de estar na origem da doença e ela procura descobrir a verdade.
É esta a história, uma coprodução entre Chile, França, Alemanha, Espanha e Bélgica, resume a organização, que convenceu o júri presidido pela realizadora britânica Molly Manner Walker e que integrou também Louise Courvoisier, Vanja Kaludjercic, Roberto Minervini e Nahuel Péres Biscayart.
A atriz cabo-verdiana Cleo Diára, que entra no filme português O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, arrecadou o prémio de melhor atriz.
Os gémeos palestinianos Arab e Tarzan venceram na categoria de melhor realização com o Once Upon a Time in Gaza, uma coprodução de vários países a que está ligada a empresa portuguesa Ukbar Filmes.
Um Poeta, de Simón Mesa Soto foi distinguido com o prémio do júri, Frank Dillane com o de melhor ator em Urchin, realizado por Harris Dickinson, e Pillion, de Harry Lighton venceu na categoria de melhor argumento.