A produção cinematográfica portuguesa tem boas memórias da competição de curtas-metragens em Cannes. Assim, foi em 2009 que João Salaviza arrebatou a Palma de Ouro da respetiva secção com o seu filme Arena. Sem esquecer, claro, que no ano anterior Manoel de Oliveira fora também distinguido com uma Palma de Ouro honorária (reconhecimento que não é atribuído todos os anos e só entrou na agenda do festival a partir de 2002, tendo sido Woody Allen o primeiro consagrado).Este ano, na seção de curtas-metragens, precisamente, Portugal estará presente através de Arguments in Favor of Love e A Solidão dos Lagartos, respetivamente de Gabriel Abrantes e Inês Nunes, sendo o primeiro de animação e o segundo de imagem real. Outro dos títulos da mesma secção, Fille de l’Eau, também uma animação, com realização da francesa Sandra Desmazières, resulta de uma coprodução França/Países Baixos/Portugal — a parte portuguesa diz respeito ao estúdio Animais, sediado no Porto. Ainda em animação, Cannes será também o lugar de revelação de O Pássaro de Dentro, de Laura Anahory, curta-metragem com chancela da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, integrada na selecção LaCinef (dedicada aos trabalhos produzidos em escolas artísticas).Ainda com assinatura portuguesa, Cannes poderá descobrir as novas longas-metragens de Pedro Pinho (O Riso e a Faca) e Pedro Cabeleira (Entroncamento) — a primeira surgirá na secção Un Certain Regard, a segunda tem um lugar na seleção ACID (Associação para a Difusão do Cinema Independente).Entretanto, no festival serão mostrados também dois novos títulos a cuja gestação estão ligadas empresas portuguesas: Magalhães, do filipino Lav Diaz, é uma produção da Rosa Filmes, associada a entidades de Espanha, França, Filipinas e Taiwan; Once Upon a Time in Gaza, dos palestinianos Arab Nasser e Tarzan Nasser, é uma produção francesa, com a participação de Portugal, através da Ukbar Filmes, Alemanha e Palestina — o primeiro destes títulos foi selecionado para as ante-estreias da seleção oficial, o segundo surge no alinhamento de Un Certain Regard.