A mais bela pequena cidade da China: a cidade antiga de Fenghuang
O nome desta cidade histórica situada entre montanhas e rios significa “fénix” e provém de uma montanha, localizada por detrás da cidade, cuja forma se assemelha a uma fénix de asas abertas. Na cultura tradicional chinesa, a fénix simboliza bons presságios e esperança, razão pela qual esta antiga cidade se tornou também símbolo de uma vida feliz no imaginário popular.
O coração da cidade antiga de Fenghuang é o rio Tuo, que atravessa a cidade de oeste para leste. Este curso de água apresenta águas límpidas e transparentes, criando, juntamente com a cadeia montanhosa à sua volta, uma paisagem típica das cidades situadas entre rios e montanhas. O rio Tuo não só moldou a paisagem natural da cidade antiga, como também influenciou profundamente o modo de vida dos locais.
Os habitantes das etnias miao e tujia, que aqui vivem há gerações, realizam atividades quotidianas, como lavar roupa, recolher água ou pescar, sempre em ligação com o rio. Até hoje, o rio Tuo continua a ser o centro da vida dos residentes da cidade antiga, servindo como cenário para celebrações festivas e cerimónias coletivas. Sobre o rio ergue-se a antiga ponte pedonal Tiaoyan, composta por dezenas de pilares de pedra alinhados. Para atravessá-la, é necessário saltar de um pilar para o outro, sendo comum os jovens locais ali testarem a sua coragem. Esta travessia constitui, assim, não apenas um meio de passagem, mas também um jogo tradicional que põe à prova a valentia e a agilidade.
A cidade de Fenghuang conserva atualmente mais de 120 residências antigas e 88 estruturas arquitetónicas históricas. Entre estas, destacam-se os edifícios tradicionais construídos sobre palafitas ao longo do rio, um dos conjuntos arquitetónicos com características identitárias mais evidentes da etnia miao. As palafitas ainda existentes foram na sua maioria construídas durante as dinastias Ming e Qing e o período da República da China, tendo testemunhado o passado próspero de Fenghuang enquanto entreposto comercial fronteiriço.
Estas casas de madeira construídas sobre pilares altos à beira do rio dão a impressão de estarem suspensas no ar, mas são extremamente estáveis, servindo como proteção contra inundações e permitindo boa ventilação, sendo eficazes contra a humidade e os insetos. O piso inferior é geralmente utilizado como armazém ou para guardar animais, o piso intermédio é o espaço principal da vida familiar, e o piso superior destina-se ao armazenamento de cereais.
As palafitas integram ainda elementos decorativos dos miao, como janelas esculpidas com padrões florais, bem como uma disposição prática de inspiração tujia. As portas e janelas são frequentemente ornamentadas com motivos auspiciosos como dragões, fénices ou flores, com uma paleta de cores dominada por tons castanhos, conferindo-lhes um ar sóbrio e elegante. Os beirais são muitas vezes curvados para cima, e em alguns casos decorados com chifres de boi ou sinos de bronze, símbolos aos quais se atribui o poder de afugentar os maus espíritos e afastar o infortúnio. Algumas destas palafitas continuam a ser habitadas por residentes locais, mas muitas foram adaptadas para acolher hospedarias, casas de chá e outras estruturas turísticas, permitindo aos visitantes experimentar de perto o estilo de vida tradicional da região.
Enquanto zona de convivência de 28 grupos étnicos, incluindo os miao e os tujia, a cidade antiga de Fenghuang preserva integralmente os ricos costumes tradicionais de diversas culturas. As mulheres da etnia miao usam frequentemente trajes tradicionais bordados por elas próprias, adornados com joias de prata. Estes ornamentos de prata não são apenas decorativos: representam também a identidade familiar e étnica. Os motivos de borboletas ou de animais frequentemente gravados na prata têm origem em mitos e lendas ancestrais e, quando as mulheres caminham, os seus adornos produzem um som límpido e melodioso.
A dança Bai Shou (Dança do Aceno) do povo tujia é uma dança coletiva, cujos movimentos são simples, mas vigorosos. Através de gestos com as mãos, representam cenas do quotidiano, como o cultivo, a pesca ou rituais de veneração aos antepassados. Esta dança é normalmente realizada durante festividades, com a participação de toda a comunidade, criando uma atmosfera animada e alegre.
Atualmente, a cidade antiga de Fenghuang conserva não só as velhas ruas e casas de madeira, mas também atrai muitos jovens, que ali escolhem viver e dar asas à sua criatividade. Ao cair da noite, nas margens do rio Tuo, veem-se jovens miao a tirar fotografias, enquanto lojas de design cultural, livrarias, cafés e casas de chá pontuam a paisagem urbana, reve- lando uma vitalidade cultural onde o tradicional e o contemporâneo se fundem harmoniosamente.
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