Parte da rodagem do filme acontece nos Lençóis Maranhenses.
Parte da rodagem do filme acontece nos Lençóis Maranhenses. Mário Barila/Gov.br

Conheça o projeto luso-brasileiro selecionado em festival de cinema em Lisboa que liga Maranhão e Portugal

Documentário “Nevoeiro” revisita o mito do rei Dom Sebastião e terá trilha sonora composta por Zeca Baleiro
Publicado a
Atualizado a

Um rei desaparecido, uma promessa de retorno e um imaginário que atravessou o Atlântico. Conhece essa história? Esses são os pontos de partida de Nevoeiro, projeto luso-brasileiro selecionado na iniciativa de coprodução Brasil–Portugal promovida pelo Canal Curta! em parceria com o FESTin Lisboa.

O documentário se destacou entre as propostas apresentadas durante os encontros realizados no festival, em 2025, pela forma como conecta Brasil e Portugal a partir de um mesmo mito fundador - Dom Sebastião.

Dirigido por Larissa Malty e Neto Borges, Nevoeiro nasce da coprodução entre a brasileira Olho Filmes e a portuguesa Cabiria Productions e percorre o sebastianismo, crença popular ligada ao desaparecimento de Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir. A narrativa acompanha como essa lenda encontrou no Maranhão um novo território simbólico, reaparecendo nos terreiros de Mina, nas festas populares e nas memórias transmitidas de geração em geração.

As filmagens previstas em Portugal e no Maranhão sustentam uma abordagem que cruza tempos e geografias distintas, diluindo fronteiras entre Europa, África e América. “Mais do que uma lenda, o sebastianismo revela como o desejo coletivo molda a realidade”, resume a proposta do filme, que observa como uma mesma história ganha novas camadas ao circular entre culturas diferentes.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp

Essa travessia também estará presente na música. A trilha sonora original será assinada por Zeca Baleiro, acrescentando ao documentário uma dimensão sonora que dialoga com o cruzamento de referências culturais. Para o diretor do Canal Curta!, Julio Worcman, a escolha do projeto tem um significado estratégico: “Queremos aprofundar a integração entre produtores da língua portuguesa e sonhamos em levar também conteúdos e a programação do canal Curta! às telas de Portugal”.

O investimento estimado é de cerca de R$ 800 mil (aproximadamente 125 mil euros), viabilizado pelo Canal Curta! junto ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em linha voltada para programadoras de TV e VOD, sob coordenação da Ancine.

Para Léa Teixeira, diretora-geral e programadora do FESTin, “mais do que a escolha de um filme, Nevoeiro representa a aposta em um caminho de cooperação que conecta histórias, culturas e mercados”.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Parte da rodagem do filme acontece nos Lençóis Maranhenses.
Documentário de brasileira que debate o silêncio colonial português concorre em festival nacional
Parte da rodagem do filme acontece nos Lençóis Maranhenses.
Brasileiros iniciam rodagem de série que satiriza os absurdos do mercado imobiliário em Lisboa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt