Satélite da NASA revela detalhes sobre maremoto que fez a terra tremer durante nove dias em 2023
Um satélite da NASA divulgou mais detalhes do maremoto que provocou um evento sísmico sentido um pouco por todo o mundo, durante nove dias, em setembro de 2023.
O fenómeno, recorda a agência espacial norte-americana, teve como causa um deslizamento de rochas desencadeado pelo degelo que fez as águas do Fiorde Dickson, na Gronelândia, oscilarem de um lado para o outro a cada 90 segundos.
O episódio foi registado pelo satélite SWOT, uma missão conjunta da NASA com o Centro Nacional de Estudos Espaciais de França (CNES), que mede o nível da água em superfícies de oceanos, lagos e rios em alta resolução.
O satélite detetou que, após o deslizamento, o nível da água no lado norte do fiorde chegou a ficar até 1,2 metros mais alto que o lado sul.
Inicialmente os cientistas suspeitaram de falhas nos equipamentos ou de um novo vulcão, apelidando na altura o fenómeno de "Objeto Sísmico Não Identificado" (USO).
O estudo que revelou agora detalhes inéditos do maremoto foi publicado na revista Science e foi realizado por uma equipa internacional de cientistas que analisaram os dados do SWOT.
Naquele dia de setembro de 2023, 25 milhões de metros cúbicos de terra e gelo afundaram-se num fiorde, gerando um maremoto de 200 metros e um movimento de águas continuado.