Primeiro paciente a receber um rim de porco em transplante teve alta hospitalar
O primeiro humano vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado durante um transplante teve alta hospitalar durante esta quarta-feira.
Richard Slayman, de 62 anos, que há muito que não se sentia tão saudável, partilhou a alegria que sente nas redes sociais: “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”.
O transplante foi liderado pelo médico brasileiro Leonardo Riella num hospital em Boston, nos Estados Unidos, a 16 de março.
“A gente trabalhou meses para que o transplante fosse bem-sucedido. Acho que vê-lo a sair do hospital, e a poder ir para casa com o rim funcionar, é uma emoção muito grande”, afirmou o cirurgião ao Jornal da Globo.
Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em fase avançada e vive também com diabetes tipo 2 e hipertensão. Há sete anos que fazia diálise.
O paciente chegou a receber um transplante de rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois, tendo voltado a depender de diálise desde o ano passado.
O transplante de um rim de porco representa um marco na medicina e um avanço para as pessoas que esperam pelo órgão, pois existem 100 mil pessoas em fila de espera nos Estados Unidos.