Primeiro foguetão lançado na Europa despenhou-se 30 segundos depois (com vídeos)

Primeiro foguetão lançado na Europa despenhou-se 30 segundos depois (com vídeos)

O lançamento do Spectrum realizou-se numa ilha da Noruega. O foguetão foi concebido por uma empresa privada aeroespacial europeia, que apesar de tudo considerou ter sido um êxito.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro foguetão orbital lançado na Europa despenhou-se e explodiu 30 segundos depois de ter sido lançado a partir da base espacial norueguesa na ilha de Andoya, no norte da Noruega.

O Spectrum, assim se chamava este foguetão teste, foi lançado no domingo às 12h30, após uma semana de condições meteorológicas adversas e, apesar de se ter despenhado a empresa privada aeroespacial europeia, com sede em Munique, Isar Aerospac considerou que o lançamento foi um êxito.

O Spectrum tinha 28 metros de comprimento e foi concebido para colocar em órbita satélites de pequena e média dimensão.

"O nosso primeiro voo de teste correspondeu a todas as nossas expectativas e foi um grande sucesso", afirmou Daniel Metzler, CEO e cofundador da Isar, num comunicado da empresa. "Tivemos uma descolagem limpa, 30 segundos de voo, e conseguimos também validar o nosso Sistema de Terminação de Voo", acrescentou.

A Isar Aerospac já tinha descartado a hipótese de o foguetão atingir a órbita no seu primeiro voo e garantiu que até consideraria um voo de 30 segundos um sucesso, numa fase em que o objetivo é recolher o máximo de dados e experiência.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt