Onde e como se pode ver o eclipse total do Sol em Portugal

Onde e como se pode ver o eclipse total do Sol em Portugal

Em Portugal continental o eclipse total do Sol terá uma visibilidade parcial em Viana do Castelo, nas Flores, Graciosa, Horta, Pico e Ponta Delgada (Açores) e no Funchal (Madeira), mas será na ilha do Corvo que o fenómeno será mais visível, entre as 19 e as 20 horas locais.
Publicado a
Atualizado a

Esta segunda-feira é dia de eclipse solar total. O fenómeno será visível na América Central e no Norte exceto no Alasca, além de tocar na costa ocidental extrema da Europa. Também será visível numa boa parte do Oceano Pacífico e no oceano Atlântico Norte. 

Em Portugal continental o eclipse total do Sol terá uma visibilidade parcial em Viana do Castelo, nas Flores, Graciosa, Horta, Pico e Ponta Delgada (Açores) e no Funchal (Madeira).

Ainda assim, a revista National Geographic indica que a ilha do Corvo, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio, será o local com mais visibilidade, entre as 19 e as 20 horas locais.

A NASA vai transmitir imagens em direto a partir das 18 horas (hora de Lisboa) e aproveitar para estudar o efeito que o eclipse pode ter na ionosfera, nomeadamente possíveis perturbações nas telecomunicações, estando previsto o lançamento de três foguetões antes, durante e após o auge do fenómeno.

A agência espacial norte-americana alerta para que não se olhe diretamente para o Sol, o que pode causar lesões graves, devendo o fenómeno apenas ser observado com óculos especiais para o efeito. 

Portugal continental só assistirá a um eclipse total do Sol a 12 de agosto de 2026.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt