Google. Gemini Robotics apresenta dois modelos avançados de IA para robótica

Google. Gemini Robotics apresenta dois modelos avançados de IA para robótica

Gemini Robotics é "um modelo de visão-linguagem-ação que permite aos robôs realizar tarefas do mundo real". Gemini Robotics-ER "concentra-se no raciocínio espacial".
Publicado a
Atualizado a

A Gemini Robotics, assente no Gemini 2.0 da Google DeepMind, apresentou esta quarta-feira dois modelos avançados de inteligência artificial (IA) projetados para robótica, estabelecendo uma nova geração de robôs úteis, com mais interatividade e destreza.

"O primeiro, Gemini Robotics, é um modelo de visão-linguagem-ação que permite aos robôs realizar tarefas do mundo real com generalidade, interatividade e destreza", refere a tecnológica, numa nota.

Este é capaz de se adaptar a novas situações, 'entendendo' "instruções em linguagem natural" e manipulando objetos com precisão.

"O Gemini Robotics destaca-se na resolução de novas tarefas, no manuseamento de novos objetos e na interação com ambientes dinâmicos", podendo "também pode realizar tarefas complexas, como dobrar origami e embalar lanches".

De acordo com a tecnológica, "é adaptável a várias plataformas robóticas, desde sistemas de dois braços até robôs humanoides como o Apollo da Apptronik, permitindo que conclua tarefas do mundo real de forma eficaz".

Já o segundo modelo de IA, o Gemini Robotics-ER, "concentra-se no raciocínio espacial e aprimora a compreensão do mundo do Gemini para robótica, permitindo um melhor controlo e segurança nas ações robóticas".

Ou seja, "o modelo pode compreender intuitivamente objetos, como agarrar numa caneca de café, e planear ações seguras".

"Estamos a trabalhar em parceria com a Apptronik para avançar a próxima geração de robôs humanoides, e a tornar o nosso modelo Gemini Robotics-ER disponível para testadores confiáveis, incluindo Agile Robots, Agility Robots, Boston Dynamics e Enchanted Tools", refere a tecnológica.

"Para promover a investigação sobre segurança em robótica na academia e na indústria, estamos a lançar novos 'benchmarks' e estruturas para a segurança semântica em IA e robótica" e "estamos a adotar uma abordagem holística para a nossa investigação, combinando segurança física, de conteúdo e semântica", refere a Google DeepMind, que sublinha o "desenvolvimento responsável e a segurança, garantindo que os robôs possam trabalhar com segurança ao lado dos humanos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt