Fotografia mostra anéis de Neptuno como nunca antes foram vistos

A imagem mostra, além dos vários anéis estreitos, as faixas de poeira que rodeiam o planeta.

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quarta-feira uma imagem dos anéis de Neptuno captada pelo Telescópio James Webb, naquela que é considerada a fotografia mais nítida do planeta dos últimos anos.

Em comunicado, a ESA garante que alguns dos anéis de Neptuno nunca tinham antes sido vistos com esta nitidez desde o voo da Voyager 2 em 1989. A imagem mostra, além de vários anéis estreitos, as faixas de poeira que rodeiam o planeta.

"Já se passaram três décadas desde a última vez que vimos estes anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho", referiu Heidi Hammel, cientista do James Webb.

Estas novas imagens do James Webb permitem ainda observar sete das 14 luas de Neptuno, proporcionando assim mais informações que possam ser estudadas pelos cientistas sobre este planeta.

Neptuno, também conhecido como o gigante de gelo, é o oitavo planeta do sistema solar que se encontra a uma distância de 4,5 mil milhões de quilómetros do sol (30 vezes mais distante do Sol do que a Terra). Foi descoberto em 1846.

Os anéis de Neptuno são formados na sua maioria por partículas de poeira escuras que refletem pouca luz solar, possivelmente formadas por gelo de metano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG