Exclusivo Floco de Neve Bentley e a fotografia que revelou um novo mundo de geometrias

Inverno após inverno, ao longo de 47 anos, Wilson Alwyn Bentley captou em fotografia os flocos de neve no seu estado natal, Vermont, nos Estados Unidos. Nascido em fevereiro de 1865, Snowflake Bentley ganharia um lugar na história da fotografia e da ciência ao captar a primeira imagem do intricado padrão geométrico de um floco de neve.

"Aqui está um reino da natureza repleto de pedras preciosas, possui o encanto do mistério, do desconhecido (...) há mais de um quarto de século que o estudo e a obra tem-se revelado maravilhosa (...) todas as nevascas, em todos estes anos, entregaram-me às mãos coisas novas e belas". Wilson Alwyn Bentley escreveu estas palavras em 1910 nas páginas da norte-americana revista Technical World. O artigo, extenso, detalha o objeto de estudo que, desde a infância no estado de Vermont, detinha a atenção do americano nascido em 1865.

Ao longo de 47 penosos e longos invernos no nordeste dos Estados Unidos, Bentley deixou o conforto da sua casa de solteiro em Jericho para se embrenhar nos bosques locais. Das incursões na natureza, Bentley regressava com matéria efémera. Snowflake Bentley (Floco de Neve Bentley), como era conhecido, captava em microfotografia as subtilezas geométricas dos flocos de neve. Numa carreira autodidata de mais de quatro décadas, entre os finais do século XIX e a primeira metade do século XX, Wilson despertou o interesse do mundo para os padrões dos flocos de neve. Em 1925, o "caçador" de neve, meteorologista e fotógrafo amador, escreveu num dos muitos artigos que assinou em revistas científicas: "sob o microscópio descobri que os flocos de neve eram milagres de beleza e parece-me uma pena que essa beleza não fosse vista e apreciada por outros".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG