Desfile planetário. Esta sexta-feira vai ser possível ver sete planetas alinhados

Desfile planetário. Esta sexta-feira vai ser possível ver sete planetas alinhados

Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno vão estar alinhados e visíveis a partir da Terra. Mas à partida, sem telescópio, só conseguirá ver os quatro primeiros.
Publicado a
Atualizado a

Esta sexta-feira, se olhar para o céu, pode deparar-se com um fenómeno raro: sete planetas (Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno) vão estar alinhados e visíveis a partir da Terra a olho nu. Mas à partida, sem telescópio, só conseguirá ver os quatro primeiros.

Este fenómeno, conhecido como “desfile planetário”, é uma visão rara e será a última vez que sete planetas poderão ser vistos simultaneamente tão bem até ao ano de 2040.

Quatro dos planetas – Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte – serão visíveis a olho nu. Saturno será mais difícil porque estará baixo no horizonte. E só com um telescópio conseguirá ver Urano e Neptuno.

Uma boa vista e um céu limpo ajudarão a ver este fenónemo raro. A melhor altura para ver o alinhamento será logo após o pôr do sol. Deverá olhar para Oeste, e os locais com melhor visibilidade são no hemisfério Norte próximo da linha do Equador.

Na realidade, os planetas estão sempre alinhados, mas simplesmente não os conseguimos ver todos de uma vez. Os planetas estão sempre numa linha chamada eclíptica. À medida que giram em torno do Sol a velocidades diferentes, por vezes alinham-se no mesmo lado do Sol, aparecendo próximos uns dos outros no céu noturno.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt