David Attenborough quer desvendar a lenda do "Yeti"
David, irmão mais novo do falecido cineasta Richard Attenborough, afirmou querer encontrar o "Yeti", mais conhecido por 'Abominável Homem das Neves', avança o jornal espanhol ABC. Durante a apresentação de uma série documental para a UKTV, no Reino Unido, o cientista terá referido que "talvez seja apenas uma forma fácil de se fazer propaganda e atrair público, porque o mito, com as suas fotos esborratadas e os depoimentos de testemunhas nunca muito fiáveis, acaba por vender".
O cientista adverte que não acredita necessariamente neste ser mítico, mas acrescentou que "há provas que nos custa contrariar". "Nos anos 20, encontraram-se uns dentes incríveis numa farmácia na China, com um dente molar assombroso, seis vezes maior que os nossos. É evidente que são os dentes de um símio gigante", declarou, citado pelo mesmo jornal espanhol.
Com 88 anos, David Attenborough revelou que o 'Abominável Homem das Neves' "não é a única criatura mítica que gostaria de encontrar", disse ao ABC.
Em 60 anos de carreira, o veterano das ciências naturais já descobriu algumas espécies nunca antes vistas, o que elevou o seu estatuto e lhe trouxe reconhecimento na área. Entre as suas descobertas, mais pequenas do que aparenta ser o "Yeti", estão uma espécie de aranha cujo nome científico dá por prethopalpus attenboroughi e um fóssil de gafanhoto, denominado materpiscis attenboroughi.
O investigador britânico mostra ser bastante versátil, adaptando-se a espécies de todas as escalas, comentando que está "fascinado com a vida das pulgas". Considera-se ainda um defensor das teorias de Darwin e autodeclara-se agnóstico.
David Attenborough é o único inglês até agora distinguido com o prémio cinematográfico Bafta, acumulando um total de cerca de oito prémios graças à realização de documentários.
Muitos têm sido os aventureiros que partiram desde o século XIX em busca do 'Abominável Homem das Neves', que consta encontrar-se entre o Tibete e o Nepal. Algumas expedições têm sido financiadas para confirmar a tese de existência do ser lendário. Em 2008, um grupo de exploradores japoneses, liderados por Yoshiteru Takashi, assegurou ter encontrado pegadas do 'Yeti', aguçando ainda mais a curiosidade sobre a existência ou não deste ser, lê-se no mesmo jornal espanhol.