Aurora boreal avistada esta quinta-feira no céu de Portugal
Uma enorme tempestade solar atingiu a Terra às 18:00 e fez com que pudesse ser avistada uma aurora boreal no céu de Portugal, um fenómeno comum nas zonas do Ártico e do Antártico, mas raramente vistos a partir do território português.
O fenómeno foi visto sobretudo em terras altas, nas regiões Norte e Centro do país, com vários utilizadores das redes sociais a publicar as imagens que captaram. O mesmo aconteceu em Espanha e no Reino Unido.
Esta tempestade solar vai prolongar-se até sexta-feira, mas as previsões de chuva fazem com que esta quinta-feira seja o melhor dia para avisar a aurora boreal.
Embora seja um fenómeno raro de ser visto a partir de Portugal, tem-se tornado mais frequente, sendo que a última foi visível já este ano, a 11 de maio. No início de novembro do ano passado também foi possível avistar auroras boreais a partir de território português.
A aurora boreal tem origem numa tempestade eletromagnética de grande intensidade, relacionada com um pico de atividade do sol atingido este ano, que faz com que aconteçam várias explosões na sua superfície e que sejam lançadas grandes quantidades de matéria para longe, incluindo para o planeta Terra. As cores do fenómeno estão relacionadas com os diferentes gases presentes na atmosfera (verde para oxigénio e roxo, azul ou rosa para nitrogénio.