Atenção aos céus: há uma chuva de estrelas provocada pelo cometa Halley
Arquivo

Atenção aos céus: há uma chuva de estrelas provocada pelo cometa Halley

A atividade máxima da Eta Aquáridas ocorre por volta das 22 horas deste domingo, 5 de maio.
Publicado a
Atualizado a

Uma chuva de meteoros pode ser vista em Portugal este domingo. Trata-se do fenómeno astronómico conhecido por Eta Aquáridas, provocado por destroços largados pelo cometa Halley enquanto orbita à volta do Sol.

Estes restos de cascalho e poeira caem na atmosfera do planeta Terra de seis em seis meses. Devido ao atrito, estes pequenos fragmentos inflamam-se e formam as chamadas "estrelas cadentes". Quando ocorrem em número elevado provocam uma "chuva de estrelas" ou de meteoros, como aquele a que podemos assistir neste fim de semana (e mais alguns dias), com a atividade máxima prevista para a noite de domingo.

A Eta Aquáridas costuma ocorrer nesta altura do ano, enquanto o fenómeno semelhante de outubro se denomina de Oriónidas.

A Eta Aquáridas irá ser mais visível por volta das 22h deste domingo até à manhã de segunda-feira. Este é considerado um bom ano para observar este fenômeno, já que não haverá luar até quase ao amanhecer, pelo que a escuridão do céu ajudará a desfrutar até das estrelas cadentes mais ténues.

A melhor forma de assistir, segundo os astrónomos, é ir para um local sem poluição luminosa e deitar-se tranquila e confortavelmente no chão a olhar para o céu noturno.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt