08 agosto 2018 às 15h56

Serviço de Saúde da Madeira informa sobre "caso provável" de sarampo

Fonte do Hospital Dr. Nélio Mendonça confirmou ao DN que não há risco de um surto de sarampo.

André Campos Ferrão
André Campos Ferrão

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) informou em comunicado, esta quarta-feira, para a existência de "um caso provável de sarampo", de um adulto "não vacinado", adiantando também que se trata de um caso importado.

De acordo com a nota divulgada, "este é um caso importado que se encontra em investigação, não havendo ainda confirmação laboratorial" do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. A informação também explicita que se trata "de uma cidadã proveniente do Reino Unido, de 45 anos", que está internada, mas com um "quadro clínico estável".

A SESARAM esclareceu que "em articulação com as autoridades de saúde, está a implementar os procedimentos necessários, de acordo com as normativas em vigor" e que, "por precaução", todos os "profissionais de saúde em contacto com a doente estão a ser acompanhados", incluindo ao nível da vacinação.

Este serviço de saúde elencou que a Autoridade de Saúde Regional, juntamente com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, está a acompanhar o caso, acrescentando que na Madeira "a cobertura vacinal em relação ao sarampo é muito elevada", ou seja, está entre os 97% e os 99%, de acordo com o comunicado.

Fonte do Hospital Dr. Nélio Mendonça confirmou ao DN que não há risco de um surto de sarampo.