Proposta de Lisboa para o dia dos namorados: visitar o Cemitério dos Prazeres

Autarquia tem previstas cinco visitas guiadas aos cemitérios dos Prazeres e do Alto de São João. Objetivo é mostrar o património arquitetónico. A 14 e 15 de fevereiro o tema é: "Enamorados por Lisboa".

A Câmara Municipal de Lisboa tem uma proposta diferente, e surpreendente, para assinalar o dia dos namorados (14 de fevereiro): passear pelo Cemitério dos Prazeres e conhecer três personagens com histórias de amor - a Condessa de d´Edla, o Duque de Palmela e José Augusto Pinto de Magalhães, este último imortalizado no romance de Agustina Bessa-Luís, "Fanny Owen".

Com esta iniciativa a autarquia abre as portas dos cemitérios dos Prazeres e do Alto de São João durante este mês de fevereiro para cinco visitas, orientadas por técnicos da autarquia, com o objetivo de dar "a conhecer ao público parte do seu vasto património arquitetónico e cultural", como explica a notícia publicada no seu site.

Estas visitas aos dois cemitérios são uma forma de conhecer a arte fúnebre que vigorava no século XIX, altura em que as famílias mais abastadas contratavam artistas para criar os jazigos e os mausoléus.

Além dos dias 14 e 16 - com o tema Enamorados por Lisboa -, as visitas começam este sábado (2 de fevereiro) no Cemitério dos Prazeres com o título: "O último palco - Artistas". Segue-se a 8 a passagem pelo Cemitério do Alto de S. João; e no dia 22 regressam ao cemitério dos Prazeres, desta vez com guias em inglês. Todos os percursos têm início às 10.00.

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.