Frio. Lisboa aciona plano de emergência para sem-abrigo

Previsão de uma baixa nas temperaturas para os próximos dias leva Câmara de Lisboa a abrir estações de metro à noite e a ter no Pavilhão Casal Vistoso refeições quentes, alimentos e agasalhos.

A previsão de descida acentuada de temperatura feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera levou a Câmara Municipal de Lisboa a acionar a partir das 17.00 desta quarta-feira o Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio.

Assim, a partir da tarde de amanhã o Pavilhão Casal Vistoso vai ficar aberto e neste local ficará a funcionar o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo. Ou seja, aqui serão disponibilizadas refeições quentes, alimentos e agasalhos, anuncia a câmara em comunicado.

Ao mesmo tempo equipas técnicas de rua vão estar pela cidade a acompanhar a situação tendo a possibilidade de reencaminhar todos os sem-abrigo que aceitarem para o pavilhão.

Além deste apoio, as estações de metro do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia vão estar abertas durante a noite.

Nas previsões disponibilizadas pelo IPMA - entre amanhã e dia 17 - apontam para temperaturas mínimas entre os dois graus (dia 12) e os seis (dia 17). Para esta quarta-feira a previsão é de uma temperatura mínima de dois graus e uma máxima de 15.

Em Lisboa deverão existir cerca de 400 pessoas a viver nas ruas da cidade.

Exclusivos