Retratos de Macau: Pérolas em Lisboa

Retratos de Macau: Pérolas em Lisboa

Exposição Fotográfica de Macau 2024 chega a Lisboa com 57 imagens e vídeos
Publicado a
Atualizado a

A partir do dia 10 de outubro e até ao dia 29 deste mês, vai poder ver na sede da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, a Exposição Fotográfica de Macau 2024, uma mostra de 57 fotografias e vídeos, dividida em 5 temas - Turismo, Lazer, Cultura, Desporto e Gastronomia -, que mostram o que de melhor Macau tem para oferecer ao mundo.

No dia anterior, estiveram presentes na cerimónia de inauguração o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia Abrantes dos Santos, responsável pela iniciativa, Cheng Wai Tong, Subdirector da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau, bem como outras personalidades como o Presidente da Associação dos Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, Choi Man Hin.

Nos primeiros 9 meses de 2024 Macau recebeu mais de 1,67 milhões de visitantes internacionais, marcando um aumento anual de 95,2% e uma recuperação de 70,8% em relação a 2019.

O ano de todas as celebrações

O ano de 2024 assinala várias datas “redondas” para a República Popular da China. Desde já o 75.º Aniversário da Fundação da República Popular da China, mas também do 45.º Aniversário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre China e Portugal, bem como o 25.º Aniversário do Regresso de Macau à Pátria e do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau. O embaixador Zhao Bentang, aproveitou a ocasião para recordar que “este ano a China e Portugal têm mantido contactos frequentes de visitas a todos os níveis”, referindo-se também que “o volume bilateral de comércio dos bens entre a China e Portugal no primeiro semestre deste ano foi de 4.580 milhões dólares, com um aumento homólogo de 5,6%.”

José Cesário, que escolheu precisamente Guangdong, Hong Kong e Macau como a sua primeira visita, começou por afirmar que “Macau continua a constituir-se como a grande referência cultural e histórica de Portugal no Oriente”. Por outro lado, aproveitou para recordar que a transição administrativa de Macau para a China “decorreu de forma exemplar, sendo reconhecida como tal a nível internacional”. O Secretário de Estado referiu ainda que “ao longo destes 25 anos, tenho procurado manter uma presença regular em Macau, sempre na lógica de uma respeitadora e próxima cooperação com as autoridades da região”. No final da sua intervenção, José Cesário aproveitou para homenagear a “significativa e vibrante comunidade portuguesa” naquela região administrativa.

História e Gastronomia

Os principais “cartões de visita” da Exposição Fotográfica de Macau 2024, recordados pelo Subdirector da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau, Cheng Wai Tong, são precisamente o Centro Histórico de Macau, classificado como Património Mundial da UNESCO.  e enquanto membro da Rede de Cidades Criativas na Área da Gastronomia, também pela UNESCO, Lúcia Abrantes dos Santos, responsável pela Exposição Fotográfica de Macau 2024, recordou que “Macau e Portugal têm raízes profundas e sempre mantiveram boas relações ao longo dos anos”, sublinhando que a passagem desta mostra por três cidades portuguesas tem “o objetivo de aprofundar cada vez mais o intercâmbio entre Portugal e Macau, e também para promover o turismo de Macau”. A Direcção dos Serviços de Turismo de Macau tem apostado na diversidade de ofertas de “turismo +” de modo a cativar e expandir o mercado de visitantes internacionais. De acordo com dados ainda preliminares e relativos aos primeiros nove meses de 2024, Macau recebeu mais de 1,67 milhões de visitantes internacionais, marcando um aumento anual de 95,2% e uma recuperação de 70,8% em relação a 2019.

A Exposição Fotográfica de Macau 2024, que já passou em setembro por Bruxelas e Albufeira, já tem rota marcada para o Porto, onde estará patente de 7 a 22 de novembro. Mais informações visite o site da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt