MNE anuncia 100 vagas para Estágios Internacionais
Este programa oferece a jovens licenciados a oportunidade de integrar os serviços da Rede Diplomática Portuguesa e desenvolver competências em ambiente internacional.
O PEPAC-MNE, criado pela Portaria n.º 259/2014, na sua última redação dada pela Portaria n.º 210/2024/1, de 13 de setembro, visa a formação de jovens quadros em áreas estratégicas da política externa portuguesa, com o objetivo de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento organizacional.
Vagas, Áreas de estágio e Distribuição
Serão admitidos 100 estagiários para as áreas de Diplomacia Económica e Diplomacia Política e Apoio Consular. A distribuição geográfica das vagas terá em consideração a residência fiscal dos candidatos, à data do termo do período de candidaturas:
Referência A: Alto Minho, Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega e Barroso, Tâmega e Sousa, Douro, Terras de Trás-os-Montes, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Viseu Dão Lafões, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Lezíria do Tejo, Oeste, Península de Setúbal, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Alto Alentejo e Alentejo Central - 80 vagas;
Referência B: outras áreas - 20 vagas.
Licenciaturas elegíveis/áreas de estágio
Diplomacia Económica: Línguas e Literaturas Estrangeiras; História e Arqueologia; Filosofia e Ética; Sociologia e outros Estudos; Ciência Política e Cidadania; Economia; Marketing e Publicidade; Jornalismo e Reportagem; Finanças, Banca e Seguros; Gestão e Administração; Secretariado e Trabalho Administrativos; Direito.
Diplomacia Política e Apoio Consular: Línguas e Literatura Estrangeiras; História e Arqueologia; Filosofia e Ética; Psicologia; Sociologia e outros estudos; Ciência Política e Cidadania; Economia; Jornalismo e Reportagem; Gestão e Administração; Secretariado e Trabalho Administrativo; Direito.
O MNE anuncia a abertura de 100 vagas para Diplomacia Económica e Diplomacia Política e Apoio Consular, na 6ª Edição do PEPAC-MNE
Métodos de Seleção: Os métodos de seleção a aplicar são a avaliação curricular e a entrevista de seleção
Apoios: Os estagiários terão direito a uma bolsa de estágio (variável com o país de colocação), seguro de saúde (para estágios fora da UE), consulta do viajante e despesas de viagens de ida e regresso. As despesas referidas são cofinanciadas pelo COMPETE 2030.
Datas Importantes
Candidaturas: 1 a 15 de dezembro de 2024.
Início dos Estágios: 1 de junho de 2025.
Duração: 12 meses, não prorrogáveis.
Candidaturas em https://www.bep.gov.pt/pages/PEPAC/MNE/Default.aspx.
Mais informações em Bolsa de Emprego Público ou pepac.mne2024@mne.pt