Foi há 18 anos que conhecemos os preços mais baixos
A ALDI é uma história de sucesso que começou há mais de 110 anos em Essen, na Alemanha, e que conta hoje com mais de 90.000 colaboradores divididos entre a Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal e Espanha. Em solo português desde 2006, o retalhista alimentar começou a criar, desde cedo, uma história de proximidade com os portugueses, sendo sempre fiel àquilo que o caracteriza: ser um verdadeiro discounter. Ou seja, a garantia de que trabalha diariamente para que os preços sejam sempre os mais baixos do mercado, marcando a diferença no panorama nacional face a todas as outras opções. A este posicionamento, a ALDI junta outras opções populares como as oportunidades e as semanas temáticas, que a tornam não só no supermercado dos bons negócios, mas também no das boas surpresas.
Afinal, como se tem preços baixos?
É no conceito discount que a ALDI se destaca, assegurando que apresenta sempre preços baixos, sendo que “every day low price” é a filosofia que guia a marca diariamente. Contudo, ter constantemente preços baixos não é uma tarefa fácil, mas um processo que implica muito trabalho e logística diária. Para o atingir, a ALDI apoia-se na eficiência da sua operação, que se traduz, posteriormente, na garantia dos menores custos possíveis para a empresa e para os clientes.
Por um lado, esta estratégia é visível na otimização de custos baseada na alta rotação dos produtos que vende, o que garante uma menor necessidade de armazenamento – logo, menos custos, que, por sua vez, se refletirão no preço final para o consumidor.
Por outro, o sortido disponível é igualmente otimizado e focado no essencial, permitindo não só uma experiência de compra simples e rápida para o consumidor, mas englobando também uma negociação em grande escala com os fornecedores. Através de uma compra internacional e conjunta dos diversos países que compõem o Grupo (ALDI Nord), a ALDI consegue garantir os preços mais baixos tanto para a empresa, como para o consumidor, complementada também pela oferta dos fornecedores locais.
A juntar a esta estratégia de marca, que faz parte da sua raiz enquanto empresa, existem outros momentos ao longo do ano que vão assegurando ainda maior poupança. Isto quer dizer que aos preços baixos o ano inteiro, o retalhista ainda garante uma nova descida desse valor. Durante o primeiro semestre de 2024, por exemplo, campanhas como “Stop IVA”, com desconto do valor igual ao do IVA, ou “Stop Inflação”, com a baixa de preços em centenas de produtos para travar a inflação, vieram oferecer novas oportunidades aos portugueses para poupar no seu cabaz de compras.
Atualmente, a ALDI conta com 146 lojas e cerca de 2.600 colaboradores em Portugal, continuando ainda em expansão pelo país.
Novas surpresas a cada semana
A oferta da ALDI é composta, na sua maioria, por marcas próprias que integram o seu sortido fixo, muitas das quais já se tornaram familiares em casa de todos os portugueses. Produtos da Gut Bio®, da Milsani®, da Barissimo® ou Trader Joe’s® passaram já a fazer parte de muitos carrinhos de compras, às quais a ALDI juntou mais de dez marcas nacionais, onde se destacam, entre outras, a Pleno Sabor®, a Zambujeira® e a Mil Fontes®.
Mas além dos produtos que os consumidores já sabem que vão encontrar nas prateleiras, a ALDI surpreende, todas as semanas, com as oportunidades e as famosas semanas temáticas. A gastronomia é uma das formas mais fáceis de conhecer um país e a ALDI não resiste em dar a conhecer novos paladares, naquilo que se torna numa viagem à volta do mundo. Nas últimas semanas, o retalhista já apresentou grandes destaques da cozinha italiana, americana, brasileira, e muitas outras, com artigos tão específicos e a preços acessíveis, como a jaca em calda e o feijão carioca - típicos do Brasil - ou as buttermilk pancakes e o xarope de ácer - típicos dos Estados Unidos da América.
Para além destas, e uma vez que a ALDI procura adaptar a sua oferta aos diferentes tipos de alimentação e ao que os seus clientes mais procuram, é possível encontrar semanas dedicadas a produtos biológicos, com a garantia da maior frescura, ou da alimentação saudável, dedicada aos que procuram uma dieta mais equilibrada.
Mas a visita à loja não termina sem as oportunidades de bazar ou os “achados”. Todas as semanas, encontra as melhores oportunidades de produtos que, muitas vezes, não sabia que precisava - até a ALDI ter. Roupa, artigos de cozinha, produtos de bricolage, e muitos outros.
Semanalmente, as novidades são garantidas, e sempre ao melhor preço.