Xutos & Pontapés e Capitão Fausto juntam-se ao Amazonia Live!

O Rock in Rio junta-se à eSolidar para um leilão solidário de guitarras. O objetivo? Plantar, no mínimo, 50 mil árvores.

Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Bruce Springsteen ou Miley Cyrus são alguns dos nomes que se juntaram ao leilão solidário de guitarras autografadas, a nova iniciativa do Amazonia Live! e que junta o Rock in Rio à eSolidar, uma plataforma portuguesa de comércio solidário.

O objetivo é angariar fundos para a reflorestação da bacia do Rio Xingu, e plantar mais de 3 milhões de árvores, sendo que o primeiro milhão é um compromisso do Rock in Rio. As guitarras são "de artistas que passaram pelo palco [do Rock in Rio] ao longo das várias edições", disse hoje Roberta Medina, adiantando que "artistas que estarão nesta edição, como Bruce Springsteen ou os Queen" também já se comprometeram com a causa.

Xutos & Pontapés e os Capitão Fausto, que atuam no Palco Mundo no dia 19 de maio e no Palco Vofadone dia 28, respetivamente, marcaram presença na apresentação, que decorreu no Museu da Cidade, em Lisboa. Os elementos das bandas assinaram as suas guitarras e irão entregá-las, pessoalmente, à pessoa que fizer a melhor oferta, ainda durante o festival.

Segundo Zé Pedro, dos Xutos, esta é uma causa que "tem a ver connosco, com a nossa segurança, com a nossa saúde, portanto é uma preocupação justa de todos os cidadãos mundiais".

O leilão estará disponível "no mundo todo, em vários idiomas e em várias moedas" garantiu Roberta Medina, com o câmbio a ser feito automaticamente. Para Marco Barbosa, CEO da eSolidar, esta é a prova de que "a música, a tecnologia e a solidariedade podem coexistir".

Dependendo dos artistas, a base de licitação varia entre os 250 e os 500 euros. Tendo em conta que algumas das guitarras a leilão serão entregues durante o festival, o final da licitação também depende de caso para caso.

Quem também se juntou a esta causa foi Nuno Graciano. O conhecido apresentador de televisão, que desde criança é "muito agarrado a tudo o que é a vida selvagem", abraça agora esta nova causa "com muito carinho" até porque, como o próprio referiu em tom de brincadeira, "quase que me fiz convidado para fazer parte deste projeto".

As guitarras estão disponíveis para leilão desde as 13.00 do dia de hoje, 26 de abril, e podem ser licitadas a partir do site da eSolidar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG