Volta ao mundo em filmes de animação. Agora com dobragem
Sessões de 50 minutos para bebés, onde se pode entrar e sair à vontade do mini-espectador sem perder o essencial, oficinas de animação nas manhãs de sábado e domingo (aprende-se a animar com recortes) e dobragem de filmes para miúdos entre os três e os seis anos são as novidades nas sessões de fim de semana para pais e filhos da Monstra - Festival de animação de Lisboa, que se realiza nos próximos fins de semana (5 e 6 de março, 12 e 13 de março) nas salas de cinema S. Jorge. Cinema Ideal e Cinema City Alvalade, Fnac de Almada e Fábrica do Braço da Prata. Inês Freire gestora de cópias do evento, fez uma seleção de filmes do programa.
1. Minúsculos - O Vale das Formigas
Estreada em França em 2013, esta longa-metragem de 89 minutos de Thomas Szabo e Helène Giraud baseia-se na série de TV com o mesmo nome e os seus protagonistas são formigas e outros insetos. Está indicado para miúdos a partir dos três anos e tem na Monstra a sua antestreia em Portugal. Ponto forte, segundo Inês Freire, "não tem diálogos". Todos vão perceber.
[youtube:UZ1ZVWmyn9c]
2. Adama
Um dos responsáveis pelo som deste filme francês de 2015 estará em Portugal para o apresentar aos espectadores da Monstra no domingo, dia 6, às 11.00. um dos aspetos salientados por Inês Freire ao DN sobre a obra do realizador Simon Rouby. Esta é a história de um menino de 12 anos que vive em África em 1916.
[youtube:7q3d4TbuwX4]
3. Gus, a grande viagem do pequeno pássaro
Outra longa-metragem (91 minutos), também francesa, também protagonizada por animais. Desta vez, pássaros e, em especial, o pequeno Gus, que ensina outros pássaros a voarem. Um trabalho de Christian de Vita (2014) que sublinha a força de França na lista de países que mais filmes mostram na Monstra, como nota Inês Freire.
[youtube:9RKkj-QKAhU]
4. Doce Casulo
Curta-metragem de seis minutos e cinco autores (Matéo Bernard, Matthias Bruget, Jonathan Duret, Manon Marco, Quentin Puiraveau) sobre a transformação de uma lagarta em borboleta. O filme, de 2011, é também de origem francesa. "São o maior produtor de cinema de animação, o país de onde mais recebemos e mais selecionamos filmes", observa a gestora de cópias.
[youtube:yQ1ZcNpbwOA]
5. O melhor do Kinobalon
A ex-Jugoslávia (aliás, os territórios que a compunham) é o país convidado da 15.ª edição da Monstra e está representada nas sessões para Pais e Filhos com uma seleção do mais representativo da Eslovénia pedida pelo festival português à organização Kinobalon. O resultado é uma seleção de seis curtas-metragens produzidas entre 2004 e 2013 de autores eslovenos. De Little Russia a Boles passando por The Thy Heart.
6. Está a Nevar!
Snowtime! é o título original deste filme de Jean-François Pouliot, do Canadá, que parte da ideia mais simples: as brincadeiras das crianças num dia de neve. Faz parte da competição de curtas-metragens a concurso na Monstra.
[youtube:8NVHUxcAYGI]
7. Balthazar- O Faroleiro
Filme croata de Zlatko Grgic, Boris Kolar e Ante Zaninovic que devolve às crianças o universo desta personagem nascida em 1962. Será dobrado para português pela primeira vez.
[youtube:M9vVY9DL5XE]
8. Especialidade da Casa
Margarida Madeira, realizadora portuguesa anteriormente premiada na Monstra (menção honrosa em 2015 pela obra Os Prisioneiros), tem esta curta-metragem de 2 minutos (2015) entre as obras selecionadas para as sessões de Pais e Filhos.
9. Gunther
Em paralelo com o trabalho que desenvolve com a norte-americana Pixar, Erick Oh, um dos animadores de Divertida-mente, mantém uma carreira independente que deu origem a estes 7 minutos de animação (França, 2014).
10. Halabudka e Dji. Death Sailes
São duas sugestões numa só: filmes de países que habitualmente não estão no programa. "Temos muito poucos filmes da Ucrânia", afirma Inês Freire, apesar de Halabudka, de Manuk Depoyan. A Moldávia nunca tinha estado representada ao contrário do que acontece este ano com a curta de 5 minutos de Dmitri Voloshin Dji Death Sails.
[youtube:sBmlLKzMA_s]