Viu estes quadros de Andy Warhol? O FBI procura-os

Sete obras da conhecida coleção "Campbell Soup I" foram roubadas do Museu de Arte de Springfield, Missouri, EUA. As autoridades americanas oferecem 25 mil dólares a quem ajudar a encontrá-las

As autoridades americanas estão a oferecer 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros) por informações que as ponham na pista das obras de Andy Warhol que foram roubados no Museu de Arte de Springfield, Missouri, EUA. O roubo aconteceu na última quinta-feira à noite, afirma o próprio FBI, que está a levar a cabo a investigação.

Sete das dez imagens de Warhol que fazem parte da exposição permanente da coleção foram roubadas. É a série número 31 da conhecida coleção Campbell Soup I (1968) do artista, que morreu em 1987, e está avaliada em 500 mil dólares (cerca de 438 mil euros). Entre as obras roubadas, estão as representações das latas de sopa da Campbell que incluem creme de ervilhas, tomate e galinha.

Cada pintura tem cerca de 94 centímetros de altura por 62 de largura, recorda a estação televisiva americana CNN.

A série original de Campbell Soup era composta por 32 pinturas, em que se baseiam impressões posteriores como as do Museu de Arte de Springfield. Foram expostas pela primeira vez em 1962 e não foram um sucesso comercial. Acabaram por ser compradas por mil dólares (877 de euros) um negociante, Irving Blum, que em 1966 as vendeu ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque por 15 milhões de dólares (cerca de 13 milhões de euros).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG